Auditório Paulo Quintela acolhe, a partir da próxima quinta-feira, congresso que assinala os 150 anos do nascimento do abade e os 100 anos do museu
O Abade Baçal é homenageado na próxima quinta e sexta-feira num congresso, que vai decorrer no auditório Paulo Quintela, em Bragança, dedicado à sua vida, obra e pensamento. Este congresso insere-se no programa das comemorações dos 150 anos do nascimento do Abade de Baçal e dos 100 anos do Museu do qual foi director – conservador e que, desde 1935, tem o seu nome. Estas comemorações tiveram início no passado mês de Abril e prolongam-se até Abril do próximo ano, assinalando-se através de várias actividades culturais.
Nos dias 13 e 14 de Novembro, vão ser abordados temas como a arqueologia, a etnografia e a cultura transmontanas enquadradas à época e com a obra de Abade de Baçal. “Vamos ter uma serie de conferencistas que vão fazer abordagens de diversas facetas de Francisco Manuel Alves. Será um momento de reflexão que nos vai permitir conhecer melhor esta figura tutelar da cultura transmontana e portuguesa, permitindo-nos ter uma leitura mais completa do Abade Baçal”, explica a directora do Museu do Abade de Baçal, Ana Maria Afonso.
No primeiro dia há também a inauguração de três exposições. A primeira, intitulada “Visitas Espectaculares - Pintores e Arquitectos nos Palcos Portugueses, resulta de uma parceria com o Museu da Presidência da República e o Museu Nacional do Teatro e da Dança. A segunda chama-se “Flor na Pele” e tem como parceiro o Centro de Artes e Mesteres Tradicionais de Guimarães. A terceira tem o nome “Vocacionados à Santidade” e resulta de uma parceria com a Diocese de Bragança - Miranda.
in:mdb.pt
Número total de visualizações do Blogue
Pesquisar neste blogue
Aderir a este Blogue
Sobre o Blogue
SOBRE O BLOGUE:
Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço.
A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)
(Henrique Martins)
COLABORADORES LITERÁRIOS
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário