Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 27 de novembro de 2015

Semana da Ciência e Tecnologia incentiva gosto de crianças e jovens por estes temas

No Centro Ciência Viva e no Instituto Politécnico de Bragança esta semana foi dedicada à ciência e tecnologia.
A iniciativa “Semana da Ciência e Tecnologia” tem âmbito nacional, realiza-se pelo oitavo ano na cidade, para proporcionar aos estudantes dos vários níveis de ensino uma oportunidade de aproximação à investigação nestas áreas.
O IPB tem abertas as portas dos laboratórios e no Centro Ciência Viva realizam-se diariamente várias actividades, oficinas e workshop.
A electrónica foi uma das áreas incluídas nas sessões. Gil Ratão aluno do curso profissional de informática da escola Emídio Garcia e interessa-se especialmente por esta área.
“Achei interessante a parte dos sensores e gostaria de repetir e fazer um também”, disse o aluno de 17 anos. O colega Luís Carolo conseguiu ver aplicados na prática princípios que aprendeu nas aulas. “Nunca tinha visto um projecto destes. 
O robot mexe-se por sensores que tem por baixo e que segue a linha e quando não a encontra perde-se e fica às voltas”,explicou. Professores do IPB levam até ao Centro Ciência Viva os projectos científicos e tecnológicos mais recentes da instituição. 
O docente José Gonçalves, da área de electrotecnia demonstrou o funcionamento de um robot que foi desenvolvido por uma aluna de mestrado da Escola Superior de Tecnologia e Gestão. Apesar de apresentar mecanismos complexos, a explicação acaba por chegar aos alunos de várias idades. “Tento explicar isto de forma empírica, mesmo em diferentes níveis de ensino às pessoas conseguem perceber o que está aqui em causa, conseguimos explicar isso porque fazemos a analogia com o ser humano”, refere o investigador da ESTIG. 
Ao todo, cerca de 600 alunos vão passar pelo Centro de Ciência Viva de Bragança esta semana. A coordenadora, Ivone Fachada, considera que a motivação dos alunos é bem visível durante a visita. “O número de visitas demonstra interesse, as perguntas que os alunos fazem no momento das actividades também são outro indicador de que são interessadas e vê-se o entusiasmo na cara deles”, refere. 
O programa da “semana da ciência e tecnologia” termina amanhã com a saída de campo que convida a partir “À descoberta dos cogumelos”. 

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário