Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 30 de novembro de 2015

Livro sobre Graça Morais pintado por crianças

Foi apresentado este sábado, no Centro de Arte Contemporânea, em Bragança, o Livro “Graça Morais, a História Contada por Crianças”.
O projecto com desenhos e palavras traçados por crianças que frequentam o Jardim de Infância da Cáritas é o resultado da reunião de trabalhos realizados no âmbito do Plast&Cine 2015, que, em Abril, homenageou a pintora transmontana.
No lançamento do livro, Graça Morais admitiu reconhecer-se na pintura dos mais novos. “Acho que sou eu, é um retrato muito bem pintado, revejo-me”, afirmou. 
“É uma emoção fortíssima, porque são crianças muito pequeninas que fazem desenhos maravilhosos e que escreveram um texto muito simples, mas que diz tudo o que é importante na minha vida”, afirma. “É muito mais bonito que a minha pintura porque é feito com uma ingenuidade e intensidade que é muito belo”, refere mesmo. 
Foi das mãos de artistas de palmo e meio como Filipe que saiu a obra agora publicada. O rapaz de apenas 5 anos garante que já aprecia a obra de Graça Morais. “Pintei a Graça Morais. Ela pinta coisas muito giras”, disse. 
O livro terá um carácter solidário, sendo parte da receita atribuída à Cáritas diocesana de Bragança. É uma forma de perpetuar a edição de 2015 do Plast&Cine, que homenageou Graça Morais. 
No próximo ano, a cidade vai acolher novamente a edição do evento de arte com um homenageado diferente, como adiantou Avelina Ferraz da organização da iniciativa. 
Depois de Graça Morais, a 7ª edição do Plast&Cine, que vai decorrer também em Bragança, homenageará outro artista da região. 

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário