Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 30 de novembro de 2015

Candidato à SRN da ordem dos enfermeiros denuncia desvalorização dos cuidados de saúde

A desvalorização dos cuidados de saúde e o facto de enfermeiros especialistas não conseguirem exercer as suas competências nos hospitais e centros de saúde foram os principais problemas transmitidos a José Ribeiro, candidato à presidência da Secção Regional do Norte da Ordem dos Enfermeiros, que no final da passada semana visitou vários serviços da Unidade Local de Saúde do Nordeste.
O candidato a representante dos enfermeiros do Norte considera que há muitos profissionais especialistas que não estão a ser devidamente aproveitados.
“Temos muitos enfermeiros especialistas que não competem exercer as suas competências, são enfermeiros que têm uma determinada especialidade e não estão enquadrados nos locais onde deviam estar para poder exercer a sua especialidade”, frisou.
Apesar de na ULS Nordeste estar a decorrer um processo para contratação de 80 enfermeiros, José Ribeiro entende que existe uma grande demora desde o momento em que surge a necessidade e a entrada efectiva dos profissionais ao serviço. “Temos um modelo muito centralizador e burocratizado que não permite ao administrador responder em tempo oportuno à carência ou ausência de um recurso, por licença de maternidade ou doença e quando é dada a autorização, muitas vezes, o recurso ausente já está a regressar quando é dada a autorização”, sublinha. 
O enfermeiro considera ainda preocupante a falta de enfermeiros nos quadros de instituições privadas. Problemas identificados por José Ribeiro numa visita de 2 dias a vários centros de saúde e às três unidades hospitalares da ULS Nordeste, outras instituições de saúde e IPSS’s do distrito. 
As eleições para a ordem dos enfermeiros estão agendadas para 15 de Dezembro. 

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário