Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 25 de novembro de 2015

Filandorra estreia 64ª produção: A Farsa de Inês Pereira de Gil Vicente no Teatro Municipal de Vinhais

A Filandorra – Teatro do Nordeste estreia na próxima sexta-feira, 27 de Novembro, aquela que é a sua 64ª produção, A Farsa de Inês Pereira de Gil Vicente, no Teatro Municipal de Vinhais (Centro Cultural Solar dos Condes de Vinhais), com cheirinho a salpicão, numa revisitação ao texto vinte anos depois da primeira versão em Novembro de 1995 no Festival de Teatro Português em França – Centre Dramatique Nationale (Thêatre de la Commune – Pandora – Aubervilliers – Paris) com encenação do encenador convidado Jorge Castro Guedes.

Foto de equipa Créditos SF-UTAD
A estreia desta peça corresponde à opção artística da Companhia em acompanhar as novas metas curriculares da disciplina de Português, garantindo assim o propósito de formar novos públicos para o teatro e corresponder às expectativas das Escolas no ensino da Língua e Cultura Portuguesas, bem como divulgar a dramaturgia nacional junto dos públicos do interior.

A Farsa de Inês Pereira é uma divertida comédia de carácteres e costumes que conta a história de Inês Pereira, jovem caprichosa e ambiciosa, que anda encantada por Brás da Mata, galante combatente, mas é pressionada a casar com Pêro Marques, um lavrador simples e sem cultura. É na escolha de pretendentes e suas consequências que se centra esta farsa vicentina, uma das mais divertidas e satíricas da vida quotidiana do tempo de Gil Vicente, escrita a partir do ditado popular Mais vale asno que me leve que cavalo que me derrube e em resposta àqueles que no seu tempo o acusavam de plagiar as obras do teatro espanhol de Juan del Encina. 

A versão da Filandorra respeita fielmente o texto original, mas é actualizado no tempo e espaço ao século XXI, substituindo a figura de Inês Pereira por uma jovem “casadoira” que em vez de lavrar/bordar, está a atar e a pendurar salpicões… assim como todo o contínuo da solução dramatúrgica que traz o texto para a intemporalidade da obra vicentina.

A estreia de A Farsa de Inês Pereira em Vinhais vem consolidar o conceito de rede de parcerias da Filandorra denominada DE …CARAS – Descentralização e Envolvimento de Comunidades de Acolhimento e Residências Artísticas, a partir da qual a Companhia desenvolve ao longo ano e em sistema de rotatividade por dez municípios, actividades de criação, formação a animação artística em torno das artes cénicas cruzando os eixos de turismo, ambiente e cultura.

A estreia em Vinhais é o resultado de um cúmulo artístico neste Concelho e confirma uma vez mais o relevante papel da Companhia na descentralização teatral, afirmando o Interior do país como o seu palco. É a segunda vez que a Filandorra faz uma estreia no Teatro Municipal de Vinhais, um espaço recente de fruição cultural que Vinhais oferece à região, e onde a Filandorra estreou em 2014 Auto da Índia também de Gil Vicente.

A estreia da nova produção vai contemplar uma diversidade de públicos do Concelho de Vinhais, desde o público escolar ao público em geral. Assim, e também na sexta-feira mas em jeito de ante-estreia, a Filandorra faz a sua primeira representação d’A Farsa de Inês Pereira para os alunos do 3º ciclo e secundário do Agrupamento de Escolas de Vinhais pelas 15h00, e à noite para o público em geral. No Sábado à tarde é a vez dos públicos das aldeias de Vinhais poderem assistir aos caprichos de Inês Pereira, num esforço conjunto da Câmara Municipal, Juntas de Freguesia e IPS’s. 

A 64ª produção desta Companhia Profissional conta com versão cénica e encenação de David Carvalho, e as interpretações de Anita Pizarro, Bibiana Mota, Débora Ribeiro, Helena Vital, Bruno Pizarro, Gonçalo Fernandes, Silvano Magalhães e André Nascimento (estagiário), num elenco renovado que integra jovens recém licenciados em Teatro e Artes Performativas pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, no âmbito de um Protocolo de Cooperação entre a Filandorra e esta Instituição de Ensino Superior, e do Curso Profissional Artes do Espectáculo – Interpretação da Escola de Teatro São Teotónio de Coimbra. A sonoplastia e luminotecnia são garantidas por Pedro Carlos e Luís Carvalho (estagiário).

Esta é a terceira produção da Filandorra – Teatro do Nordeste que não é apoiada pela tutela (recorde-se que esta Companhia não é contemplada nos concursos de Apoio às Artes da DGartes/Secretaria de Estado da Cultura desde 2013) e só é possível graças aos protocolos de Cooperação que a Companhia mantém com as autarquias locais nos domínios da produção, formação e animação teatral.

in:noticiasdonordeste.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário