Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 27 de novembro de 2015

Galiza é a convidada da Mascararte 2015

A 7ª bienal da máscara, que se realiza entre os dias 3 e 5 de Dezembro, vai trazer a Bragança, pela primeira vez, os mascarados da província de Ourense, da vizinha Galiza, que se farão representar através de 5 grupos.
A vereadora da cultura do Município de Bragança, Cristina Figueiredo, explica que um dos pontos altos da Mascararte deste ano é a presença de mais de uma dezena de mascaretos.
“Vão ser construídos 17 mascaretos que vão ser estar em exposição e 5 deles, um de cada agrupamento e de duas instituições de solidariedade vai ser queimado com o mascareto gigante construído pelos alunos IPB”, descreve a vereadora. 
Já António Tiza, presidente da Academia Ibérica do Máscara destaca a importância da representação de mais rituais de Inverno, não só de Portugal, mas também de Espanha, de forma a atrair mais público à iniciativa. “Virão vários grupos de algumas localidades participar no desfile e que haja um conjunto significativo de trajes e máscara uma exposição, para inverter uma tendência de um impacto mais ténue”, acredita. 
Nesta bienal vai haver ainda espaço para a apresentação do livro de banda desenhada "o Natal dos Caretos" da autoria de António Tiza e do cartoonista José da Fonte. Outra das novidades são os carros de bois, que virão de algumas aldeias do concelho de Bragança e Vinhais onde ainda persiste a tradição de dar a volta ao povo no dia de Santo Estevão e que serão puxados por jovens no desfile. 

Escrito por Brigantia


Sem comentários:

Enviar um comentário