Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 25 de novembro de 2015

IPB vai receber I Congresso Nacional das Escolas Superiores Agrárias

A inovação no setor primário estará em destaque no I Congresso Nacional das Escolas Superiores Agrárias (CNESA), que acontece a 2 e 3 de dezembro em Bragança, e que reúne duas centenas de investigadores.

«Demonstrar que o setor primário inova, que se produzem novos produtos, que se descobrem novos fins para produtos típicos, e que há uma relação próxima entre o setor e as escolas superiores agrárias (ESA), são alguns dos objetivos deste que é o maior encontro nacional na área», explica Albino Bento, da organização do I CNESA. 

«A investigação nesta área está muito forte, e em muito se deve ao ensino superior politécnico: é indiscutível o papel dos projetos de investigação desenvolvidos nas ESA e a inovação no setor. A agricultura de hoje é muito diferente, produz bem e eficazmente, e temos em Portugal verdadeiros líderes neste setor, em diversas áreas, com impacto relevante, nomeadamente do ponto de vista económico, nas regiões e no País», atesta o docente.

«As ESA acompanham esta evolução com investigação de qualidade, em cooperação com os atores do setor, com as diversas fileiras de produção, com os produtores e com as regiões onde se inserem, da qual resultam oportunidades interessantes para explorar. Não é à toa que existem cada vez mais pessoas a voltar à terra, nomeadamente jovens, com projetos novos e de sucesso», acrescenta ainda Albino Bento.

Além de partilhar e explorar projetos de investigação, o Congresso Nacional das ESA pretende ainda identificar novas tendências do setor, e promover projetos conjuntos entre instituições. Os temas a debate debruçam-se sobre áreas como a agronomia, ciência animal e zootecnia, ambiente e recursos naturais, ciência e tecnologia alimentar.

O I Congresso Nacional das Escolas Superiores Agrárias decorre a 2 e 3 de dezembro no Instituto Politécnico de Bragança, e reúne mais de 200 investigadores, das oito escolas superiores agrárias portuguesas, de Bragança, Beja, Castelo Branco, Coimbra, Santarém, Portalegre, Viana do Castelo e Viseu. Mais informações disponível aqui.

in:noticiasdonordeste.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário