Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 30 de novembro de 2015

A Cortadura dos Mouros

Local: Gimonde, BRAGANÇA, BRAGANÇA
Informante: Francisca Teresa Moreno (F), 47 anos

No termo de Gimonde, no concelho de Bragança, há do lado direito do rio Sabor um cabeço com o nome de Monte Guieiro e que faz uma grande cova que é conhecida como “Cortadura dos Mouros”. Diz-se que foram os mouros que a fizeram. 
    Segundo a lenda, os mouros, quando estavam subjugados pelos cristãos, depois da Reconquista, apostaram que, em apenas uma noite, faziam passar por ali o rio Sabor. Se o conseguissem, os cristãos não os expulsariam. 
    Tentar, bem tentaram, mas não chegaram ao fim. Diz o povo que se têm mais uma hora ganhavam a aposta. Como não ganharam, tiveram de ir embora. E o corte lá ficou, chamando-se, por isso mesmo, “Cortadura dos Mouros”.

Fonte:PARAFITA, Alexandre A Mitologia dos Mouros: Lendas, Mitos, Serpentes, Tesouros

Sem comentários:

Enviar um comentário