Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 23 de novembro de 2015

Centro de Interpretação do Território inaugurado em Sambade

Dar a conhecer o concelho de Alfândega da Fé, as suas gentes, usos, costumes e tradições é o objectivo do Centro de Interpretação do Território do concelho de Alfândega da Fé, inaugurado no sábado. O local escolhido foi Sambade, uma aldeia com mais de 700 anos de história, já existindo mesmo antes do próprio concelho de Alfândega da Fé.
A ideia deste centro surgiu com a criação de um museu na aldeia, a partir da doação de objectos tradicionais pela população que estão também expostos neste centro. 
A presidente do Município de Alfândega da Fé, Berta Nunes, explica que, mais do que mostrar estes utensílios, o objectivo é imortalizar aquilo que significam. “É importante que esta cultura que está a desaparecer seja preservada e interpretada. Estes objectos significam um modo de vida e uma cultura que está a desaparecer. Significam um modo de vida, uma cultura que está a desaparecer e que nós queremos preservar, de forma muito dinâmica, que permita aos visitantes perceber em que contexto é que eles existiam”, sublinha a autarca. 
Agora que o centro foi inaugurado, a autarca sublinha a importância de o integrar numa rede que promova a divulgação de museus rurais, de forma a rentabilizar o espaço. O Centro de Interpretação do Território do concelho de Alfândega da Fé foi instalado na antiga escola primária de Sambade. Resulta de uma candidatura efectuada com o objectivo de transformar esta localidade numa aldeia tecnológica e turística e que incluiu também a adaptação da antiga Casa do Povo no Centro Cultural Tecnológico. 
Os dois projectos representam um investimento de 350 mil euros, financiados em 85% pelo programa PROVERE. 

Escrito por Brigantia



Sem comentários:

Enviar um comentário