Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 10 de novembro de 2015

Tradição mantém-se na festa de S. Martinho em Maçores

De 13 a 15 de Novembro a aldeia de Maçores, no concelho de Torre de Moncorvo, organiza mais uma edição da tradicional festa de S. Martinho.

S. Martinho de Maçores. Foto: Paulo Patoleia
Estas celebrações além de uma componente religiosa, com missa e procissão em honra do padroeiro da aldeia, S. Martinho, têm também uma componente profana e pagã, que se inicia com uma alvorada e com a chegada dos gaiteiros. 

Estes seguem em arruada acompanhados pelo caldeiro do vinho, que é transportado por dois homens através de uma vara. À passagem recolhem o vinho dos lavradores e colocam-no no caldeiro para mais tarde ser bebido de joelhos pela população local e pelos visitantes. Parte da tradição faz também um magusto, realizado no Largo das Eiras, onde as castanhas são assadas em palha centeia e todos são convidados a comer. As restantes são levadas em procissão para serem distribuidas pela população da aldeia ao som das gaitas de foles e com o acompanhamento do tradicional caldeiro do vinho. 

Além das atividades tradicionais tem lugar no dia 14 de Novembro, pelas 14h00, a apresentação do livro “Inverno Mágico – Ritos e Mistérios Transmontanos Volume II” da autoria de António Pinelo Tiza. O livro aborda os rituais e as tradições de inverno do Nordeste Transmontano, das quais faz parte a Festa de S. Martinho de Maçores. O autor é natural de Varge, Bragança, e estudou Teologia em Bragança e Filosofia na Faculdade de Letras da Universidade do Porto. É autor de várias obras e participou em diversas antologias e revistas com artigos sobre etnografia e educação. 

Decorrerá de seguida a apresentação da obra de Fernanda Santos e a apresentação do livro “A Linha do Vale do Sabor, um Caminho-de-ferro do Pocinho a Zamora” coordenado por Carlos Alberto D’Abreu. 

Durante a manhã serão inauguradas as exposições “Memórias de uma Tradição, São Martinho de Maçores” de António Joaquim Fernandes, “ A Ponte do Pocinho 34 anos de Abandono, 34 Fotografias” de Jorge de Abreu e “São Martinho de Maçores” projecção audiovisual de António Joaquim Fernandes. 

Acresce ainda para animar a festa a atuação dos Gaiteiros “Us do Copo”, do Grupo de Bombos Lousenses, da Banda Filarmónica do Felgar, do organista David Caetano e do grupo musical Attitude. 

A iniciativa tem o apoio da Associação Cultural e Recreativa de Maçores, União de Freguesias de Felgueiras e Maçores e Município de Torre de Moncorvo. 

NI-Luciana Raimundo
in:noticiasdonordeste.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário