Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues, João Cameira e Rui Rendeiro Sousa.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 7 de dezembro de 2015

Centro de Interpretação do Território inaugurado na aldeia de Sambade

O Centro de Interpretação do Território, em Sambade, já abriu portas. A infraestrutura foi inaugurada a 21 de novembro, numa cerimónia integrada na programação da Festa da Montanha, que se realizou nos dias 20, 21 e 22 de novembro.

Centro de Interpretação do Território Inaugurado inaugurado na aldeia de Sambade. Foto: CM Alfândega da Fé
O Centro de Interpretação do Território pretende dar a conhecer o concelho, as suas gentes, usos, costumes e tradições. Esta nova valência resulta da recuperação da antiga escola primária da localidade, desativada devido à falta de alunos e quer afirmar-se como um local de apoio ao turismo e de valorização e preservação da identidade concelhia.

Trata-se de um espaço museológico dinâmico com conteúdos atrativos. A ideia nasceu da criação de um museu rural na aldeia, com espólio cedido pelos populares. A necessidade de um espaço expositivo permanente, associado à de preservação e valorização dos objetos e do seu simbolismo, levou a que evoluísse para um local onde se possa viver, sentir e conhecer todo o território. Associado à Sala Sambade, onde está exposto este material ligado ao quotidiano e à ruralidade, surgem outros espaços que cumprem este objetivo.

O CIT é composto por uma Sala de Exposições, onde se encontra uma exposição fotográfica com 30 fotografias sobre o território, resultado de um trabalho de recolha nas áreas do concelho: a Montanha, o Vale, o Rio, o Planalto e Alfândega da Fé; um Túnel do Pastor onde os sons caraterísticos da pastorícia circulam; a Sala Elogio ao Tempo e à Natureza, onde se encontra um ambiente natural e se pode visualizar um filme; a Sala Identidade onde o visitante interage com os elementos expostos, com recurso à realidade aumentada e pode ficar a saber o significado de alguns regionalismos como: “Bô”; “Cibo”, “Cucha” ou “Refustedo”. Para além destes espaços, há também uma loja onde o visitante pode adquirir vários produtos locais e onde está instalada uma impressa 3D que permite imprimir em tempo real objetos relacionados com o território.

Esta valência encontra complementaridade no Centro Cultural Tecnológico também inaugurado no mesmo dia. Resultante da recuperação da antiga Casa do Povo esta infraestrutura está desenhada para espaço de convívio e realização de eventos. Um Centro multiusos onde é disponibilizado o acesso à internet e a um fundo documental, que está a ser criado especificamente para o efeito.

Com estas novas valências o concelho diversifica a sua oferta em termos culturais e turísticos, numa freguesia que já dispõe de infraestruturas relevantes nesta área como o Hotel &SPA Alfândega da Fé, as Casas do Bairrinho e a Escola Alojamento Rural de Covelas. A construção destes espaços resulta de uma candidatura ao PROVERE, financiada em 85%, designada – Sambade Aldeia Tecnológica e Turística.

in:noticiasdonordeste.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário