Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 22 de dezembro de 2015

Portugal e Espanha querem investir 3 ME na Reserva da Biosfera Meseta Ibérica

O agrupamento de cooperação transfronteira ZASNET anunciou hoje que vai candidatar a fundos comunitários projetos de três milhões de euros para promover o território ibérico declarado há meio ano Reserva da Biosfera pela UNESCO.

O montante destina-se a concretizar o plano de ação da Reserva da Biosfera Transfronteiriça Meseta Ibérica com um território equivalente à área de atuação do agrupamento, que reúne municípios do distrito de Bragança, em Portugal, e de Salamanca e Zamora, em Espanha.

A classificação, em junho, pela UNESCO, a organização das Nações Unidas para a Educação Ciência e Cultura, deste território como Reserva da Biosfera "representa um "selo" de excelência e uma oportunidade de promoção do território", segundo os responsáveis.

De acordo com a presidente do ZASNET, Berta Nunes, o que se pretende com esta candidatura é "concretizar um plano de ações a trabalhar no território com as pessoas e alcançar resultados visíveis".

A candidatura será submetida "até 22 de janeiro aos fundos comunitários", nomeadamente ao programa de apoio às zonas de fronteira, o INTERREG, e aposta na "prevenção de riscos e melhoria da gestão dos recursos naturais, elegendo como prioridade de investimento, o desenvolvimento do património cultural e natural".

O plano de ação traçado prevê "a criação de uma marca de qualidade turística inovadora, com a certificação Biosphere do ITR, para todo o território, que pode e deve ser usada por entidades públicas e privadas".

Prevê ainda a gestão integrada de recursos e potencialidades, que inclui a candidatura a Património da Humanidade das Máscaras e Festas de Inverno de toda a zona da fronteira.

Segundo informação divulgada pelo ZASNET, o Governo espanhol já declarou as Festas de Inverno e Carnaval como Património Cultural e Imaterial do país e, do lado português, esse trabalho também está em curso, a cargo Direção Regional de Cultura do Norte.

A Reserva da Biosfera Transfronteiriça Meseta Ibérica engloba 12 municípios do Nordeste Transmontano, 48 da província de Zamora e 27 da província de Salamanca.

A candidatura a fundos comunitários pretende sinalizar todo este território "para atrair turistas, aumentar o sentimento de pertença da população e almeja fixar pessoas para viver e trabalhar, apostando na valorização económica dos ativos do património natural e cultural".

A ideia é também envolver a população com o projeto Cidadania para "levantamento de entidades e capacidades existentes no território, recolha de testemunhos, histórias, tradições e saber-fazer, participação da comunidade em ideias e projetos, realização de encontros e sessões plenárias ou a organização do Festival Meseta Ibérica e Rede de Voluntariado".

O plano é também direcionado para o desenvolvimento do mundo rural com medidas que "procuram otimizar recursos, criar novas oportunidades de negócio e qualificar a população".

HFI // MSP
Lusa/fim

Sem comentários:

Enviar um comentário