O agrupamento de cooperação transfronteira ZASNET anunciou hoje que vai candidatar a fundos comunitários projetos de três milhões de euros para promover o território ibérico declarado há meio ano Reserva da Biosfera pela UNESCO.
O montante destina-se a concretizar o plano de ação da Reserva da Biosfera Transfronteiriça Meseta Ibérica com um território equivalente à área de atuação do agrupamento, que reúne municípios do distrito de Bragança, em Portugal, e de Salamanca e Zamora, em Espanha.
A classificação, em junho, pela UNESCO, a organização das Nações Unidas para a Educação Ciência e Cultura, deste território como Reserva da Biosfera "representa um "selo" de excelência e uma oportunidade de promoção do território", segundo os responsáveis.
De acordo com a presidente do ZASNET, Berta Nunes, o que se pretende com esta candidatura é "concretizar um plano de ações a trabalhar no território com as pessoas e alcançar resultados visíveis".
A candidatura será submetida "até 22 de janeiro aos fundos comunitários", nomeadamente ao programa de apoio às zonas de fronteira, o INTERREG, e aposta na "prevenção de riscos e melhoria da gestão dos recursos naturais, elegendo como prioridade de investimento, o desenvolvimento do património cultural e natural".
O plano de ação traçado prevê "a criação de uma marca de qualidade turística inovadora, com a certificação Biosphere do ITR, para todo o território, que pode e deve ser usada por entidades públicas e privadas".
Prevê ainda a gestão integrada de recursos e potencialidades, que inclui a candidatura a Património da Humanidade das Máscaras e Festas de Inverno de toda a zona da fronteira.
Segundo informação divulgada pelo ZASNET, o Governo espanhol já declarou as Festas de Inverno e Carnaval como Património Cultural e Imaterial do país e, do lado português, esse trabalho também está em curso, a cargo Direção Regional de Cultura do Norte.
A Reserva da Biosfera Transfronteiriça Meseta Ibérica engloba 12 municípios do Nordeste Transmontano, 48 da província de Zamora e 27 da província de Salamanca.
A candidatura a fundos comunitários pretende sinalizar todo este território "para atrair turistas, aumentar o sentimento de pertença da população e almeja fixar pessoas para viver e trabalhar, apostando na valorização económica dos ativos do património natural e cultural".
A ideia é também envolver a população com o projeto Cidadania para "levantamento de entidades e capacidades existentes no território, recolha de testemunhos, histórias, tradições e saber-fazer, participação da comunidade em ideias e projetos, realização de encontros e sessões plenárias ou a organização do Festival Meseta Ibérica e Rede de Voluntariado".
O plano é também direcionado para o desenvolvimento do mundo rural com medidas que "procuram otimizar recursos, criar novas oportunidades de negócio e qualificar a população".
HFI // MSP
Lusa/fim
Número total de visualizações do Blogue
Pesquisar neste blogue
Aderir a este Blogue
Sobre o Blogue
SOBRE O BLOGUE:
Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço.
A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)
(Henrique Martins)
COLABORADORES LITERÁRIOS
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário