Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 23 de dezembro de 2015

Academia dos Santos Mártires completa um ano lotada e com lista de espera

A Academia do Centro Social dos Santos Mártires comemorou ontem o primeiro ano de funcionamento.
Depois de em Dezembro do ano passado a instituição destinada a pessoas com deficiência ter recebido os acordos da segurança social, o que permitiu a sua abertura, agora foi altura de receber a bênção solene.
De acordo com o vice-presidente da União de Centros Sociais e Paroquiais de Bragança, Jorge Teixeira, a capacidade da valência está lotada.
“Isto é a celebração do primeiro ano de actividade. Neste momento, estamos completamente cheios já, temos lista de espera, há muita gente que nos procura mas não podemos dar resposta a mais ninguém. 
Temos 37 utentes, 24 em lar residencial, 13 em residências autónomas, e ainda 24 em CAO, e temos 24 colaboradores a trabalhar a tempo inteiro”, refere. De acordo com o responsável, esta era uma resposta social muito necessária na região, o que ficou comprovado pela procura que recebeu. “Com a lotação esgotada e com lista de espera justifica, nós sempre pretendemos construir este edifício, que esta resposta social era mais do que urgente e necessária no distrito”, sustenta Jorge Teixeira. 
Fazendo parte da rede social da união de centros sociais da cidade, a academia recebe utentes de outras instituições. “Está integrada na União de Centros, de que fazem parte os Santos Mártires, o Santo Condestável e o Lar de São Francisco e aqui na academia prestamos academia aos outros centros, os outros idosos podem vir aqui fazer actividades ocupacionais. Temos uma sala Snoezelen, fisioterapia e enfermagem”, adianta o responsável. 
Apesar de estar aberta há um ano e de ter agora sido benzida agora pelo Bispo da Diocese de Bragança-Miranda, a academia dos santos mártires não foi ainda inaugurada oficialmente pela tutela da segurança social. A obra custou dois milhões de euros, que foram comparticipados em cerca de 1 milhão e meio por fundos comunitários. 
A Academia Santos Mártires tem um lar residencial, um Centro de Actividades Ocupacionais e ainda Residências Autónomas. 

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário