Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 22 de dezembro de 2015

Galandum Galundaina apresentam “Quatrada”

A banda mirandesa, que mais tem levado a região e a língua mirandesa pelos quatro cantos do mundo, escolheu o Teatro Municipal de Bragança para apresentar o seu novo trabalho, no passado sábado.
Um disco fiel à música de raiz, como os músicos fazem questão de assinalar, embora com uma sonoridade mais densa ao nível das percussões. 
Há instrumentos como o pandeiro, “que em alguns temas chega mesmo a tirar a vez ao tamboril e ao bombo”, como refere Alexandre Meirinhos, um dos elementos dos Galandum. Os outros elementos são o seu irmão, Paulo Meirinhos e Paulo Preto, todos mirandeses. 
O mais recente elemento é João Pratas, que apesar de ser de Coimbra, sente-se já adoptado pela região e pelas gentes. Marca também os vinte anos de existência dos Galandum Galundaina que têm já um ano com agenda cheia para 2016.  Quatrada, assim se intitula o disco, que para além de ser o quarto álbum dos Galandum, é também o nome que se dá “a um grupo de quatro pauliteiros e também o número quatro em mirandês, mas que não é conhecido em lado nenhum”, destaca Paulo Preto. 
O músico considera que “este disco traz uma sonoridade mais densa, mesmo em termos de instrumentos, o uso da gaita-de-foles tem uma extensão melódica e até com uma escala cromática e a fusão com os outros instrumentos que já são usados é uma das características, outra é a densidade das percussões, as harmonias vocais e dos instrumentos têm um outro trabalho mas mais cuidado”. O disco “está na mesma linha, mas muito mais rica”, frisa ainda Paulo Preto. A Quatrada conta com 11 músicas, algumas delas com vídeo, como é o caso do tema “Para namorar morena”, que já pode ser visto no “youtube”. 
O disco conta ainda com a participação especial dos Clã, tendo Manuela Azevedo a dar voz, em língua mirandesa, ao tema “Tanta pomba” e de Zeca Medeiros que interpreta o “Siga a malta”, com letra de Amadeu Ferreira. 
Este disco, à semelhança dos anteriores, tem a chancela da editora Açor, de Emiliano Toste, onde também foi gravado. 
Os Galandum Galundaina fazem parte dos roteiros internacionais da música folk e da “world music”, tendo passado por festivais em países como a França, Itália, Bélgica, Alemanha, Marrocos, Cuba, Brasil, México ou mesmo Malásia. 
O próximo ano vai ser cheio para os Galandum, uma vez que no âmbito dos vinte anos de vida do grupo estão já agendados concertos marcados para Vila Real, a 5 de Fevereiro, e no dia 27 do mesmo mês, para Bragança, no Teatro Municipal, com a banda militar do Porto e o Círculo Portuense de Ópera, partindo depois para outras cidades portuguesas e estrangeiras nos meses seguintes. 

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário