Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 31 de dezembro de 2015

Festival GEADA encerra hoje com o “Enterro do Velho”

Arte, cultura e tradição são as palavras de ordem por estes dias em Miranda do Douro.

Pelo sétimo ano realiza-se o Festival Geada, um evento que une a música aos costumes da região, mostrando os tradicionais rituais de inverno e divulgando a língua e cultura Mirandesas, como enuncia Fernando Belezas, coordenador da comissão organizadora do Festival Geada.

“No primeiro dia tivemos a Roda das Adegas que permitiu conhecer a gastronomia Mirandesa de inverno, assim como os produtos tradicionais, e o no ultimo dia temos o ritual de passagem de ano que é o Enterro do Velho que consiste num desfile que inicia no Largo do Castelo e finda no Largo Dom João III, onde se “queima” o ano velho e se faz o ritual de passagem para o ano novo. Durante os quatro dias da programação temos grupos de música tradicional Mirandesa, também as tradições da região representadas pelos Pauliteiros e as Pauliteiras de Miranda. Durante o dia funcionam os workshops e as oficinas de pauliteiros onde se ensina aos participantes as danças tradicionais Mirandesas.”

O Festival está a superar as expetativas dos organizadores e parece que, veio mesmo, para ficar.

“O Festival está a exceder todas as expetativas. No primeiro dia tivemos cerca de 500 visitantes, o mesmo número de pessoas que tivemos no dia 29 e esperamos ter um aumento de participantes nestes dias.

Está a ser melhor que os outros anos, a adesão aumentou e parece que o festival veio mesmo para ficar.”

Hoje é o último dia do certame e os participantes vão ter a oportunidade de participar no “Enterro do Velho”, uma ritual de passagem para o novo ano.

O Festival é organizado pela Associação Recreativa da Juventude Mirandesa e pela Comissão Organizadora do Geada, em parceria com outras entidades regionais e nacionais.

Escrito por ONDA LIVRE

Sem comentários:

Enviar um comentário