Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 1 de dezembro de 2015

Orçamento e Opções do Plano para 2016 aprovado em Macedo de Cavaleiros

A Câmara Municipal de Macedo de Cavaleiros mantém como prioridade as pessoas, visando atenuar os efeitos da crise económica. Em 2016 serão introduzidos o “IMI Familiar”, os programas “Macedo Cuidar” e “Macedo Educar”, uma nova redução na participação do IRS e cimentada a aposta no alargamento de condições de atratividade do território.

Reunida em sessão ordinária na última sexta-feira, a Assembleia Municipal, aprovou a Proposta de Orçamento e Opções do Plano para o ano de 2016. O documento, que já havia sido aprovado em reunião extraordinária de Câmara, sem votos contra, foi agora ratificado com 44 votos a favor e 17 abstenções.

O documento “é a imagem de uma gestão de qualidade, baseada em princípios de rigor e transparência, adaptado responsavelmente aos condicionalismos existentes”, refletindo estar à altura dos desafios futuros, explicou o Presidente da Câmara Municipal, Duarte Moreno, na sessão da Assembleia Municipal. “Mantemo-nos inabaláveis e determinados na criação de condições favoráveis para a consecução dos objetivos estratégicos explanados. É nossa pretensão gerar circunstâncias para ir ao encontro das nossas prioridades, na base que sempre nos tem servido de orientação: as pessoas”, referiu.

Para Duarte Moreno, o orçamento submetido “visa a consolidação de Macedo de Cavaleiros como um território turístico apetecível e a atenuação dos efeitos da crise económica, particularmente para os mais desfavorecidos”, lembrando a conceção dos programas «Macedo Educar» e «Macedo Cuidar», a nova redução na participação variável do IRS e a introdução do «IMI Familiar», também aprovados na última Assembleia Municipal, como correspondência à “firme determinação em priorizar as pessoas”.

Tendo em conta as perspetivas de médio e longo prazo, o autarca referiu-se também às oportunidades decorrentes da nova fase apoios comunitários, ao abrigo do Norte 2020, numa visão alargada para o horizonte temporal dos próximos 7 anos, e ao Pacto para o Desenvolvimento e Coesão Territorial da Comunidade Intermunicipal das Terras de Trás-osMontes (CIM-TTM).

O Pacto, contratualizado em agosto, contempla cerca de 2,6 milhões de euros de administração direta do Município de Macedo de Cavaleiros para a recuperação do Pavilhão Municipal, recuperação energética dos paços do Concelho e construção de um novo hangar no Heliporto Municipal, “que não foram colocados no plano e orçamento, por não existirem, ainda, normativos que permitam saber quais os procedimentos para a sua concretização”, justificou Duarte Moreno.

No âmbito do Pacto ratificado pelos 9 concelhos da CIM-TTM, está ainda contemplado um montante aproximado de 3,4 milhões de euros para o concelho de Macedo de Cavaleiros, correspondentes a 13% do pacote de global de investimentos nas áreas de apoio social, educação, empreendedorismo ou implementação de plataformas de informação. 

NI-Nélio Pimentel

Sem comentários:

Enviar um comentário