domingo, 6 de março de 2016

Ao Meu Amigo Sr. Bernardo

Por aqui acabou os dias o Ti Bernado, o Africano.
Casa pobre, mas sempre esvassourada e enquanto as pernas não vergaram, sempre houve um canhôto e uns guiços pró lume.
Conheci-o já tarde. era de poucas falas e não gostava de ir até ó Soto. Nem pra beber uma pinga. 
Soube pelas longas estórias q nos contava ó serão, q correu meio Mundo. Cá e lá por fora. 
Em África é q esteve mais tempo. Por lá teve aventuras de nos deixar de bôca aberta e de nos tirar o sono. Foi caçador de leões e elefantes, domador de bois bravos, contrabandista de diamantes, fugido da polícia! Teve a alcunha de " touro charolês ", tanta foi a semente q por lá deixou ( isto só me disse a mim). 
As saudades ou sabe-se lá o quê, ( a África tinha mudado muito ) trouxeram-no de volta. 
Casou com a única mulher de quem realmente gostou . 
Uma vida cheia! E continuou a sementeira. 
Quatro filhos pimpões, q lhe deram uns ricos laparotos q só podiam ser seus netos!
Mas a vida de aventura f ...traíu-o Não era homem de miudezas. Jogou forte e...catrapus !
O mato do Puto era cem vezes mais selvagem q o de Áfica!
E como um mal nunca vem só, começou tudo a descambar.
A mulher, vendo q já não havia dinheiro pra luxos e passeatas, bateu a asa . Os filhos como sempre, viraram-se pra ela e o Ti Bernardo teve q se arrumar por aqui.
Inda os via, mas era conversa do bendito calado. Com a mulher nunca mais falou, sentido como estava por ela lhe ter virado as costas, quando ele mais precisava
( Acho q me contava tudo isto porque sabia q eu não percebia nada. E era verdade!)
Mudou de vida. O dinheirito era pouco, mas não deixou de fuçar. Era prós netos. Os seus netinhos! 
A última vez q nos assentamos nas escaleiras, estava cabisbaixo. Os filhos cada vez apareciam menos e os netinhos faziam-lhe falta! A mulher ainda aparecia -suou-lhe q ele tinha junto uns vinténs - mas não havia nada, nem conversa . 
Pareceu - me ver um dos olhos piscos mais molhado q o normal.
Soube agora q a vizinha, a Ti Celeste Padeira, estranhou ver o lugar dele na Igreja vazio. Também não via sinais de vida lá por casa e resolveu alertar o Pôvo.
A porta não estava trancada e encontraram-no morto no lar. 
Por ali se finou, SÒZINHO!
Nem eu estava lá!
Q a terra lhe seja leve Ti Bernardo! Amém
Esta bem podia ser a estória de qualquer pai velho de hoje em dia !

Por: António Magalhães
Grupo: Trás-os-Montes um Reino Maravilhoso (facebook)

Sem comentários:

Enviar um comentário