O coordenador da delegação de Bragança da Liga Portuguesa Contra o Cancro, António Machado faz um balanço positivo do trabalho que tem sido feito pela instituição no distrito de Bragança e espera que a nova sede possa proporcionar mais apoio à população. “Termos já feito três mil consultas em pouco mais de um ano, em todo o distrito, acho que é um grande sucesso.
Tivemos mais de 600 pessoas rastreadas, só no nosso concelho. Fizemos rastreios no Estabelecimento Prisional, em lares de idosos e juntas de freguesia, tentando ir aos locais onde sentimos mais necessidades. Se assim se justificar, poderemos vir a ter alguns serviços em permanência”, revelou o responsável.
A delegação de Bragança da Liga Portuguesa Contra o Cancro presta apoio em diversas áreas, como é o caso da psico-oncologia e serviço social, e apoia especialmente as mulheres que sofrem de cancro da mama, através do Movimento Vencer e Viver, sediado no Centro de Saúde de Santa Maria.
Laurentina Moredo, uma das voluntárias no apoio à comunidade, frisa a importância da prevenção e da complementaridade dos vários tipos de apoio. “A prevenção é extremamente importante e, se calhar, o primeiro passo que se deve dar em tudo, na saúde. O diagnóstico deve ser sempre precoce.
A nova sede disponibiliza hoje rastreios de cancro da pele. Amanhã é a vez de rastrear o cancro da cavidade oral, no Centro de Saúde de Santa Maria.Hoje à noite, a Liga Portuguesa Contra o Cancro promove ainda uma conferência com o tema “Prevenção, Diagnóstico e Acompanhamento do Doente Oncológico”, marcada para as 21 horas no Auditório Paulo Quintela. Estas actividades contam com o apoio do Município de Bragança e da Unidade Local de Saúde do Nordeste.
Escrito por Brigantia
Sem comentários:
Enviar um comentário