Dentro de algumas semanas, vai começar a produzir-se no concelho de Macedo de Cavaleiros para exportar para Inglaterra e Holanda.
Um projeto da responsabilidade de Nuno Rodrigues, jovem agricultor de 31 anos. Há quatro anos, começou uma exploração em Pinela, no concelho de Bragança, de morangos e mirtilos, até que surgiu a oportunidade de exportar hortícolas e fruta para o estrangeiro.
Nuno Rodrigues revela que tem plantações em propriedades no Vale da Vilariça, mas que são hectares insuficientes para cobrir a procura. Por isso, desafiou os agricultores da região para plantarem consigo, com a certeza de que vão poder escoar o produto, e tem visitado a região juntamente com os investidores. Por estes dias, têm estado por Macedo de Cavaleiros.
Este sábado, Nuno Rodrigues vai estar na aldeia de Arcas, no mesmo concelho, para conversar com os produtores que integram uma associação local.
Mas, há mais concelhos envolvidos, como Mirandela e Bragança, e até uma rede que já se está a estender por todo o país, com a possibilidade de exportar outros produtos que não existem de forma abundante na região.
O jovem diz sentir que está a dinamizar a região no setor, tal o sucesso da iniciativa, que já não consegue dar conta do recado sozinho.
Ambos os investidores estão ligados a grandes cadeias de distribuição, e por isso os produtos do nordeste transmontano vão estar a circular por toda a Europa. E se o investidor inglês, com origens portuguesas, já conhecia a região, para o investidor holandês foi uma descoberta.
Numa primeira fase, para as culturas estivais, Nuno Rodrigues prevê que sejam plantados 40 hectares pelo distrito. Um número que pode duplicar nas culturas de inverno. Este projeto, acrescenta ainda o jovem, pode vir gerar algumas centenas de milhares de euros.
Escrito por ONDA LIVRE
Número total de visualizações do Blogue
Pesquisar neste blogue
Aderir a este Blogue
Sobre o Blogue
SOBRE O BLOGUE:
Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço.
A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)
(Henrique Martins)
COLABORADORES LITERÁRIOS
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário