Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 20 de maio de 2016

Festa da Cereja 2016 | 9 a 12 de junho - ALFÂNDEGA DA FÉ

Com mais de 30 anos de história a Festa da Cereja de Alfândega da Fé é um dos principais eventos do Nordeste Transmontano, destacando-se como espaço de mostra e divulgação dos produtos locais e da cultura concelhia.
Com organização da Câmara Municipal, a Festa concentra a grande maioria das iniciativas no Parque Municipal de Exposições. Local onde podem ser encontrados o diversos stands com o artesanato, os produtos locais, com especial destaque para a cereja e que é palco de iniciativas e espetáculos que valorizam a produção artística local, fazendo dos grupos culturais concelhios um dos principais dinamizadores do certame. A Festa da Cereja de Alfândega da Fé é uma das principais montras do que melhor se faz neste concelho transmontano, tanto no campo económico como turístico, cultural e social.

O evento acontece, este ano, de 9 a 12 de junho e promete atrair milhares de pessoas que se deslocam, propositadamente, a Alfândega da Fé, para provar e comprar as cerejas produzidas no concelho, consideradas as melhores de toda a região.

Produtos da Terra

A montra é variada e de excelente qualidade. A economia local assenta, predominantemente, nas produções de azeite, castanha, cereja e amêndoa. São também comercializados produtos resultantes da transformação destas matérias-primas: doçaria
confeccionada à base de amêndoa, os licores tradicionais, as compotas, para além do fumeiro e queijo também típicos desta região. A produção de cereja, hoje bastante importante, vem apenas das últimas décadas, assumindo-se como um importante cartaz turístico do concelho, com a realização da Festa da Cereja.

Encontro de Pastores

A Festa da Cereja de Alfândega da Fé recebe pela segunda vez o Encontro de Pastores, acompanhado pela tradicional merenda e pelo Concurso de Ovinos e Caprinos de Alfândega da Fé. Este ano inclui ainda uma Mostra de Cão de Gado Transmontano. A iniciativa, agendada para 11 de Junho, é organizada pela Câmara Municipal de Alfândega da Fé, em parceria com Associações do sector (ANCRAS e ANCOTEQ) e pretende aproximar a Festa do mundo rural, dando a conhecer actividades e sectores que muito contribuem para a dinamização da economia local.

Muita Animação 

Durante todo o evento a animação é uma constante. A cantora ROMANA sobe ao palco principal na sexta-feira, dia 10 Junho, à noite. No Sábado, 11 de Junho, actua JOSÉ CID no palco principal. Mas a Festa faz-se também noite dentro com a actuação de Dj’s e a realização de diversas performances. Ao palco secundário, instalado numa tenda multiusos, sobe logo no dia 9 Dj Hallux Makenzo e DJ’s CARIOCAS. O Dj DURVAL acompanhado da Performance FIRE STARTERS animam a noite de dia 10. CAROLINA TORRES e PERFORMANCE FREAK OUT são a estrelas do palco secundário no dia 11.
No domingo, 12 de Junho, é o PIQUENICÃO da CEREJA do TIO JOÃO que abrilhanta a festa. A arte equestre regressa ao recinto da Festa, com a realização de um espectáculo, também no domingo. A não perder a qualquer hora nas tasquinhas um belo petisco onde a animação também não faltará.

Sem comentários:

Enviar um comentário