Com mais de 30 anos de história a Festa da Cereja de Alfândega da Fé é um dos principais eventos do Nordeste Transmontano, destacando-se como espaço de mostra e divulgação dos produtos locais e da cultura concelhia.
Com organização da Câmara Municipal, a Festa concentra a grande maioria das iniciativas no Parque Municipal de Exposições. Local onde podem ser encontrados o diversos stands com o artesanato, os produtos locais, com especial destaque para a cereja e que é palco de iniciativas e espetáculos que valorizam a produção artística local, fazendo dos grupos culturais concelhios um dos principais dinamizadores do certame. A Festa da Cereja de Alfândega da Fé é uma das principais montras do que melhor se faz neste concelho transmontano, tanto no campo económico como turístico, cultural e social.
O evento acontece, este ano, de 9 a 12 de junho e promete atrair milhares de pessoas que se deslocam, propositadamente, a Alfândega da Fé, para provar e comprar as cerejas produzidas no concelho, consideradas as melhores de toda a região.
Produtos da Terra
A montra é variada e de excelente qualidade. A economia local assenta, predominantemente, nas produções de azeite, castanha, cereja e amêndoa. São também comercializados produtos resultantes da transformação destas matérias-primas: doçaria
confeccionada à base de amêndoa, os licores tradicionais, as compotas, para além do fumeiro e queijo também típicos desta região. A produção de cereja, hoje bastante importante, vem apenas das últimas décadas, assumindo-se como um importante cartaz turístico do concelho, com a realização da Festa da Cereja.
Encontro de Pastores
A Festa da Cereja de Alfândega da Fé recebe pela segunda vez o Encontro de Pastores, acompanhado pela tradicional merenda e pelo Concurso de Ovinos e Caprinos de Alfândega da Fé. Este ano inclui ainda uma Mostra de Cão de Gado Transmontano. A iniciativa, agendada para 11 de Junho, é organizada pela Câmara Municipal de Alfândega da Fé, em parceria com Associações do sector (ANCRAS e ANCOTEQ) e pretende aproximar a Festa do mundo rural, dando a conhecer actividades e sectores que muito contribuem para a dinamização da economia local.
Muita Animação
Durante todo o evento a animação é uma constante. A cantora ROMANA sobe ao palco principal na sexta-feira, dia 10 Junho, à noite. No Sábado, 11 de Junho, actua JOSÉ CID no palco principal. Mas a Festa faz-se também noite dentro com a actuação de Dj’s e a realização de diversas performances. Ao palco secundário, instalado numa tenda multiusos, sobe logo no dia 9 Dj Hallux Makenzo e DJ’s CARIOCAS. O Dj DURVAL acompanhado da Performance FIRE STARTERS animam a noite de dia 10. CAROLINA TORRES e PERFORMANCE FREAK OUT são a estrelas do palco secundário no dia 11.
No domingo, 12 de Junho, é o PIQUENICÃO da CEREJA do TIO JOÃO que abrilhanta a festa. A arte equestre regressa ao recinto da Festa, com a realização de um espectáculo, também no domingo. A não perder a qualquer hora nas tasquinhas um belo petisco onde a animação também não faltará.
Número total de visualizações do Blogue
Pesquisar neste blogue
Aderir a este Blogue
Sobre o Blogue
SOBRE O BLOGUE:
Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço.
A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)
(Henrique Martins)
COLABORADORES LITERÁRIOS
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário