Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 9 de junho de 2016

Escola Profissional de Agricultura de Mirandela está a formar cerca de 200 Jovens

Única escola profissional de agricultura da região transmontana aposta na tecnologia e inovação para formar os alunos. A escola abriu-se à comunidade para mostrar o melhor da agricultura de Trás-os-Montes.
A Escola Profissional de Agricultura e Desenvolvimento Rural de Carvalhais (EPA) aposta cada vez mais na inovação e tecnologia para formar os alunos. Exemplo disso foi a inauguração uma guia mecânica para cavalos, no valor de 15 mil euros, que veio reforçar as estruturas na área equestre da escola..

Esta inauguração inseriu-se no cartaz da VII Semana de Desenvolvimento Rural e do Empreendedorismo, que contou com várias actividades dedicadas à agricultura e valorização dos produtos regionais, como por exemplo, exposição de tractores e alfaias agrícolas, mostra de cão de gado transmontano, o Concurso Nacional de Cabra Serrana, passeios equestres ou provas comentadas de vinho, azeite e queijo.

A escola que tem já 57 anos, conta  actualmente, cerca de 200 alunos não só de Trás-os-Montes mas de todo o país e até alguns alunos estrangeiros, vindos de Angola e Moçambique.

O director da escola, Manuel Taveira Pereira, garante que a taxa de empregabilidade dos alunos da EPA é alta. Um dos factores de sucesso é, segundo o responsável, a forte componente prática dos cursos. “ Hoje a agricultura exige um grau de automatismo muito grande e de confluência de saberes que temos nesta escola, com oficinas de mecânica e de electrónica, lagar de azeite, lagar de vinho e queijaria, que esgota a produção imediatamente”, frisa o responsável.

O professor revela ainda algumas das novidades que a escola pretende implementar no próximo ano. “Vamos instalar uma exploração de porcos e queremos inovar e investigar a área de enchidos. Também temos o centro hípico, muito importante para a formação dos alunos”, acrescentou.  Manuel Taveira Pereira acredita que a agricultura ainda pode ser o caminho para fixar os jovens à terra. “Procuramos mostrar aos nossos alunos várias metodologias de trabalho, de forma a que eles possam empreender, ganhar a sua vida e criar riqueza em Trás-os-Montes, proporcionando-lhes a  possibilidade de constituir família e ganhar a sua vida na região”, referiu ao Jornal Nordeste. 

No passado sábado,  último dia da Semana de Desenvolvimento Rural e do Empreendedorismo, decorreu o Concurso Nacional de Cabra Serrana, promovido pela ANCRAS-Associação Nacional de Caprinicultores da Raça Serrana, sediada em Mirandela.Estiveram a concurso 130 animais, de 17 criadores. A nível nacional há, actualmente, 205 criadores desta raça, dos quais 130 são da região transmontana. Um número que tem vindo a diminuir, “devido aos cortes nos apoios aos criadores”, lamentou Francisco Pereira, secretário técnico da associação.

Sara Geraldes
in:jornalnordeste.com

Sem comentários:

Enviar um comentário