Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues, João Cameira e Rui Rendeiro Sousa.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 14 de julho de 2016

Dois novos livros de Alexandre Parafita adotados pelo PNL

Os livros “Uma andorinha no alpendre” e “Contos de boas contas”, de Alexandre Parafita, publicados recentemente pelas edições Livro Directo, acabam de ser adotados pelo Plano Nacional de Leitura (PNL).
Estes dois títulos juntam-se, assim, a um vasto conjunto de obras do mesmo autor recomendadas para a formação escolar e cívica das nossas crianças e jovens.

Ambas as obras são marcadas pela natureza e cultura transmontanas. O livro “Uma andorinha no alpendre”, ilustrada por Marta Santos, retrata as paisagens do Douro e apresenta-se como um guião didáctico na rota dos mistérios da biodiversidade da região, narrando a aventura de meninos-heróis que lutam em defesa do ambiente.

Os pequenos leitores são, com esta história, transportados pelas paisagens do Douro na descoberta e denúncia de alguns dos atos humanos que mais ameaçam o ecossistema e a sobrevivência dos seres que nele habitam. Por sua vez, o livro “Contos de boas contas”, que tem a participação de sete ilustradores (Abigaíl Ascenso, Álvaro Pecegueiro, Carla Anjos, Fedra Santos, José Pedro Costa, Raquel Pinheiro e Sandra Serra), apresenta um conjunto de histórias didáticas recriadas da tradição oral e resgatadas junto de “narradores da memória” dos concelhos de Sabrosa, Vila Real, Vila Flor, Vinhais e Vimioso.

Os ensinamentos ancestrais destas narrativas vão desde as virtudes e perversidades dos humanos projetadas nas histórias de animais, até aos jogos aritméticos divertidos que os povos antigos exercitavam sabiamente com as crianças.

Assinala-se que o escritor, que leciona no departamento de letras e comunicação da UTAD, tem já perto de duas dezenas de obras adoptadas pelo PNL e que são, por isso, lidas e estudadas no universo estudantil de todo o país, destacando-se títulos como “Histórias de Natal contadas em verso” “As três touquinhas brancas”, “Branca Flor, o Príncipe e o Demónio”, “A Mala Vazia” “Contos de Animais com Manhas de Gente”, “Histórias a Rimar para Ler e Brincar” “Memórias de um Cavalinho de Pau”, “Vou Morar no Arco-Íris”, “O Tesouro dos Maruxinhos”, “Lobos, Raposas, Leões e Outros Figurões”, “Contos ao Vento com Demónios".

António Pereira
in:diariodetrasosmontes.com

Sem comentários:

Enviar um comentário