Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

domingo, 7 de agosto de 2016

Vinhais sem médicos

Presidente da Câmara Municipal de Vinhais diz que a “Situação é vergonhosa” e que o Centro de Saúde esteve “praticamente toda a semana sem médico”.
Em carta aberta enviada para as redações de vários órgãos de comunicação social, o presidente da Câmara Municipal de Vinhais denuncia que aquilo que se tem passado no Centro de Saúde local é uma “situação vergonhosa”.

“Chegou ao nosso conhecimento que nos últimos tempos é frequente o centro de saúde de vinhais estar alguns períodos curtos de tempo sem consulta médica. Esta semana a questão piorou e a situação é vergonhosa: praticamente toda a semana sem médico”, avisou Américo Pereira, acrescentando que “os cidadãos pagam os seus impostos, cumprem as suas obrigações e o estado não lhes pode negar o direito à saúde”.

Se é sabido que no interior norte do país a falta de médicos é uma realidade, não haver nenhum, sobretudo, nesta época em que muitos emigrantes regressam à sua terra, é um facto para o qual o autarca vinhaense tem vindo a alertar. “Numa altura em que a população aumenta consideravelmente não aceitamos que não existam médicos no centro de saúde para atender às populações. No séc. XXI e num país da Europa isto não pode acontecer”, defende o edil, indignado com a atual situação que se vive no seu concelho. 

“Embora a câmara municipal não tenha nada a ver com o funcionamento do centro de saúde, enquanto presidente da câmara não posso ficar calado e por isso tenho vindo a denunciar esta situação”, manifesta Américo Pereira, que promete “caso o assunto não se resolva nos próximos dias, a bem das populações e em nome delas”, partir para outro tipo de tomada de posição.

“A saúde das pessoas não pode estar sujeita a critérios economicistas, de partidos ou de políticas. Não concordamos, não aceitamos e levantaremos bem alto a nossa voz contra esta vergonha, tal como sempre fiz quando os direitos e o bem estar das pessoas não é respeitado”, conclui o presidente da câmara municipal.

Bruno Mateus Filena
in:diariodetrasosmontes.com

Sem comentários:

Enviar um comentário