Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 20 de outubro de 2016

Cabra Preta de Montesinho foi salva de extinção

O Parque Biológico de Vinhais deu um contributo fundamental para a recuperação da Cabra Preta de Montesinho, uma raça ameaçada e que chegou a ser considerada "praticamente extinta", revelou Carla Alves, diretora daquele parque.
Entretanto, foi criado um Livro Genealógico, existe um secretário técnico no âmbito da ANCRAS (Associação Nacional de Caprinicultores  de Raça Serrana), onde estão registados cerca de mil exemplares. "A espécie existia muito nos concelhos de Bragança e Vinhais, que constituem o solar da raça. Esteve quase extinta. 
Conseguiu-se através de trabalhos de conservação abrir um Livro Genealógico incentivando os agricultores a apostar nestes animais", acrescentou Carla Alves.A iniciativa de começar a trabalhar pela preservação desta cabra partiu da ANCRAS, que desenvolveu trabalhos científicos que permitiram que a Direção-geral de Alimentação e Veterinária a considera-se como raça e fosse aberto o Livro Genealógico e que o IFAP-Instituto de Financiamento da Agricultura e Pescas atribuísse os apoios. 
Atualmente já existe um programa de melhoramento, com proteção.

Glória Lopes
in:mdb.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário