Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 28 de outubro de 2016

Encontro Nacional de FabLabs começa hoje no IPB de Bragança

Começa hoje no Instituto Politécnico de Bragança (IPB) o Encontro Nacional de FabLas, um evento organizado pelo FabLab IPB, um laboratório de fabrico digital, que permite o fabrico rápido de protótipos e pretende democratizar o acesso a invenções pessoais e colaborativas através de tecnologias digitais para criar “quase tudo”.
O Encontro Nacional de FabLabs 2016 decorrerá em Bragança (ESTiG/IPB e Brigantia EcoPark), nos dias 28 e 29 de outubro, promovido pelo Instituto Politécnico de Bragança, integrando várias atividades dedicadas aos membros da rede de Fablabs e ainda atividades abertas ao público. 

Na sessão aberta ao público, que ocorrerá no auditório da ESTiG na sexta-feira dia 28 de outubro, às 17h, serão realizadas duas sessões de esclarecimento acerca da Rede Nacional de FabLabs e Makers, pelo Bernardo Gaeiras, e da Rede Nacional de Incubadoras, pelo João Borga.

A Rede Nacional de FabLabs e Makers visa interligar mais de 20 FabLabs, Makerspaces e Design Factories, criando sinergias entre os equipamentos existentes. Visa ainda promover a aprendizagem baseada no learn-by-doing, inspirar mais pessoas a trabalharem com tecnologia através da educação técnica informal, oferecer à indústria espaços flexíveis de prototipagem, permitir a experimentação como base para a inovação e promover o empreendedorismo de produto em cooperação com a Rede Nacional de Incubadoras e com a Indústria.

A Rede Nacional de Incubadoras visa identificar e suprir lacunas a nível regional e sectorial e ainda promover a cooperação e partilha de recursos físicos e de know-how, de redes de mentores e investidores, promover a formação dos seus gestores, a profissionalização dos serviços oferecidos a empreendedores e empresas incubadas e um aumento da competitividade das incubadoras portuguesas, a nível nacional e internacional.

No âmbito da Startup Portugal, as incubadoras terão um papel central na implementação e fiscalização de diversas medidas previstas, colaborando na seleção das startups que terão acesso a apoios financeiros como o Startup Voucher ou o Vale de Incubação, na atribuição dos apoios do programa “Empreende Já” do IPDJ e no Programa Startup Portugal Momentum, em colaboração com o MCES e com o CRUP.

Esta sessão termina com uma visita às instalações do FabLab IPB onde poderão conhecer os equipamentos e as suas potencialidades. O FabLab IPB, tal como todos os FabLabs do mundo, está ao serviço da comunidade.

in:noticiasdonordeste.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário