Em Bragança, as bicicletas eléctricas partilhadas já conquistaram 856 aderentes e, só neste ano, contam com um total de 40 mil horas de utilização. Para o presidente da câmara da cidade, cuja população ultrapassa os 35 mil habitantes, Hernâni Dias, as Xispas fizeram do uso da bicicleta “uma constante”, pelo que o município está a planear reforçar a iniciativa.
Para quem quer usar a bicicleta em Bragança, quais são os principais desafios?
A orografia do nosso território acaba por dificultar, um pouco, o uso diário e regular de bicicletas nas deslocações. Contudo, e precisamente para contornar este obstáculo, o município de Bragança instalou bicicletas eléctricas partilhadas, as Xispas, que têm sido bastante utilizadas, sobretudo por turistas e estudantes do ensino superior.
Que balanço faz do uso da bicicleta, enquanto modo de deslocação diário em Bragança?
Temos verificado que, desde a instalação de Xispas na cidade, o uso de bicicletas é constante. Os postos de estacionamento das Xispas estão, frequentemente, vazios, o que significa que as bicicletas estão em circulação.
Este sistema de bicicletas eléctricas partilhadas está a funcionar desde Junho de 2015. Há números de utilização disponíveis?
Neste serviço, contamos, actualmente, com 856 aderente/utilizadores, que, só durante o ano de 2016, utilizaram o serviço no total de 40 mil horas.
Prevêem-se novidades para reforçar a utilização deste modo suave?
Neste momento, o município de Bragança está a desenvolver um projecto de continuidade e reforço, mas mais voltado para a população activa, ou seja, público em actividade laboral. Assim sendo, serão instalados novos postos nas zonas industriais e os equipamentos serão mais robustos. O objectivo é fomentar o transporte ciclável e criar hábitos mais saudáveis e amigos do ambiente.
Para além da rede de ciclovias e das Xispas, que outras iniciativas o município levou a cabo para promover o uso da bicicleta?
O município de Bragança realiza, ao longo de todo o ano, actividades e provas de BTT, muitas das quais em áreas rurais, onde se pode desfrutar das maravilhosas paisagens. Aliado a isso, temos recebido provas de âmbito nacional (como a Volta a Portugal) e Internacional (Vuelta Ciclista Castilla y León) que acabam por fomentar o gosto pelo ciclismo e pelo uso de bicicleta nos nossos cidadãos.
De que forma o município escuta e dá resposta aos munícipes que querem usar a bicicleta?
Estamos sempre receptivos a ouvir os seus munícipes. Não é em vão que eu próprio tento estar sempre presente e participar nas provas BTT. É uma forma de ter uma contacto directo com os praticantes e adeptos da modalidade. Também no dia-a-dia, junto dos cidadãos tentamos perceber quais as suas dificuldades e "desejos" neste âmbito.
in:smart-cities.pt
Número total de visualizações do Blogue
Pesquisar neste blogue
Aderir a este Blogue
Sobre o Blogue
SOBRE O BLOGUE:
Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço.
A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)
(Henrique Martins)
COLABORADORES LITERÁRIOS
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário