Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 31 de outubro de 2016

A vila de Sintra presta homenagem à L´lhéngua Mirandesa

No passado dia 11 de outubro, a Câmara Municipal de Sintra, aprovou por unanimidade a atribuição do topónimo de La Lhéngua Mirandesa para uma via do município de Sintra.
Recordo que esta foi uma proposta da Associação da Língua Mirandesa, e que foi acolhida pelo executivo sintrense com a argumentação “ que a Língua Mirandesa tem uma inequívoca dignidade cultural para figura numa via do Município de Sintra, tanto mais que existem no nosso concelho, ao que se sabe, uma razoável quantidade de oriundos de Trás-os-Montes, que aqui chegaram no âmbito de movimentos migratórios internos, especialmente nos anos 60 e 70 do seculo pretérito”, refere o presidente da câmara de Sintra, Basílio Horta.

A proposta foi aprovada, sendo emitido um parecer onde se designa  a Criação da Rotunda “La Lhéngua Mirandesa, para o arruamento na confluência entre a via de acesso ao IC30 com vias de acesso ao Bº da Cavaleira e a Avenida Orlando Raposo, em Algueirão, na Freguesia de Algueirão, Men-Martins.

Sem comentários:

Enviar um comentário