Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 27 de outubro de 2016

"Esperamos aumentar o nosso financiamento mas também vamos aumentar a nossa despesa", observa o presidente do IPB

A receita das instituições de ensino superior vai aumentar no próximo ano mas adivinha-se que a despesa também aumente. Uma preocupação manifestada pelo presidente do Instituto Politécnico de Bragança, numa altura em que foi divulgado o Orçamento de Estado para 2017, que prevê um aumento da verba destinada ao programa de ciência e tecnologia e ensino superior, em 5,8% em relação a 2016.
A reposição da sobretaxa deixa, por outro lado, antever um aumento da despesa com os funcionários destas instituições. “Tem a ver com o facto de, ao longo deste ano, haver um aumento faseado daquilo que tinha sido cortado à função pública e que, em 2017 repõe os valores anteriores à crise económica”, explicou Sobrinho Teixeira.

O presidente do IPB esclarece ainda que, na prática, o orçamento da instituição vai manter-se nos 20 milhões de euros, o mesmo valor de 2016. Mas há um conjunto de programas de financiamento a que as instituições se podem candidatar e obter fundos comunitários. “Nós vamos receber exactamente a mesma verba do ano transacto A somar a isso, temos também aquilo que vão ser as receitas próprias, seja de propinas, seja de projectos que candidatamos à União Europeia… Não é nosso objectivo ter um aumento de orçamento para conseguir poupar dinheiro. Somos uma instituição pública, esperamos ter mais orçamento, sobretudo à custa de receitas próprias, para conseguir isso em favor da comunidade e da missão do IPB”, frisou Sobrinho Teixeira.               

O Orçamento do Estado para o próximo ano prevê um aumento da verba destinada ao programa de ciência e tecnologia e ensino superior de 5,8% em relação a 2016.

Em termos absolutos, esta verba vai aumentar em 75 milhões de euros, o que não acontecia há 8 anos. 

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário