Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 20 de outubro de 2016

Júlia Rodrigues questiona governo sobre suspensão do abastecimento no EP de Izeda e resíduos do Cachão

A deputada socialista eleita pelo círculo de Bragança, Júlia Rodrigues, questionou na passada semana o ministro do Ambiente sobre a suspensão de abastecimento de água no estabelecimento prisional de Izeda.
A parlamentar visitou recentemente esta cadeia no concelho de Bragança, que esteve no centro de uma polémica depois de o presidente da câmara municipal de Bragança ter admitido, em plena Assembleia Municipal, que suspendeu o abastecimento de água à comunidade prisional no verão, devido ao baixo caudal existente e à necessidade de abastecer a população local.
A deputada relembra um contrato para a execução das obras de infra-estruturas de água e esgotos para o estabelecimento prisional de Izeda que obriga o município de Bragança ao serviço de abastecimento de água.

“Aquilo que está em causa são as próprias declarações do presidente do município de Bragança, ao dizer que tem de garantir o abastecimento de água às populações, e isso é verdade. Mas também tem de garantir o abastecimento ao estabelecimento prisional”, disse mostrando-se preocupada “com o que aconteceu, mas também com a prevenção, para que não volte a acontecer no próximo verão”.

Entre as perguntas enviadas a deputada pretende saber se o município de Bragança não deveria ter accionado outras medidas para garantir o abastecimento à comunidade prisional.

Para a deputada socialista resulta claro que “caso tivesse sido accionado o plano de emergência municipal teria havido abastecimento e não a sua suspensão ou limitação”, considerou.

A deputada socialista questionou também o Ministério do Ambiente a propósito dos resíduos tóxicos armazenados de forma ilegal no complexo Agro-industrial do Cachão, uma situação que se arrasta há anos e que foi agravada depois de mais um incêndio em Fevereiro último.

Perante a situação que considera grave e de urgência por questões ambientais e de saúde pública, a deputada quer saber em definitivo de quem é a responsabilidade da retirada dos resíduos.

“Nós consideramos ser uma situação grave e, se a situação é de urgência por questões ambientais e até de saúde pública, o que se questiona é se a responsabilidade da retirada dos resíduos é dos municípios de Mirandela e Vila Flor e quais as diligências que o ministério desenvolveu para resolver esta situação”, estranhando a ausência de uma resolução imediata deste problema.

Recentemente, o ministro do Ambiente disse que as câmaras Mirandela e Vila Flor tomariam posse administrativa dos armazéns onde se encontram depositados os resíduos e que procederiam depois à sua remoção. Contudo isso não aconteceu. Em declarações recentes, o administrador da Agro-Industrial do Nordeste referiu que está tudo a postos para proceder à remoção dos resíduos, estando apenas em falta uma licença especial para tratamento do material assim como a verba para fazer face a esta operação, já que a empresa intermunicipal considera que o financiamento desta operação dever ser assumido pelo governo. 

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário