Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 22 de novembro de 2016

Cooperativa de Lavradores Norte e Centro interessada em armazenar castanha em edifício junto ao Hospital de Bragança

A Cooperativa de Lavradores Norte e Centro, uma Organização de Produtores de frutos de casca rija, criada no início de 2015 e reconhecida em Outubro do ano passado, mantém o interesse em utilizar as instalações da Cooperativa da Batata de Semente, junto ao Hospital de Bragança, para armazenar castanhas.
A Cooperativa da Batata de Semente, que actualmente se encontra inactiva, já cedeu as instalações nos últimos meses à nova organização, mas “é necessário autorização do Ministério da Agricultura, o dono dos terrenos, para que o contrato seja alterado, o que já foi pedido”, revelou Armando Pacheco, responsável da cooperativa.  

A cooperativa usa para já espaços alugados, em Bragança para armazenar as castanhas. O ano passado foram comercializados através do agrupamento 200 quilos, este ano esperam chegar às 500 toneladas de castanhas recolhidas junto dos associados que chegam já a 300, um número que pode vir a crescer devido aos benefícios deste tipo de organização dos produtores.

 No que diz respeito à amêndoa também comercializada através da organização de produtores, foram recolhidos em 2015 cerca de 300 toneladas, mas apesar dos hectares de amendoal estarem a crescer, não se espera um número tão elevado este ano, já que se regista uma quebra na produção.

A organização de produtores é sediada em Bragança, Macedo de Cavaleiros, Mogadouro e Freixo de Espada à Cinta e tem ainda associados nos distritos da Guarda, Viseu, Vila Real e também de Braga.

Escrito por Brigantia
Olga Telo Cordeiro

Sem comentários:

Enviar um comentário