Cirurgião-médico pela Escola de Lisboa. Nasceu em Bragança a 8 de Dezembro de 1836, onde também faleceu a 21 de Março de 1904. Reformou-se no posto de coronel-médico, com trinta anos de serviço, a 7 de Novembro de 1891. Era condecorado com a Cruz de Avis e tinha as mais medalhas militares inerentes ao seu posto. Frequentou a Escola Médico-Cirúrgica do Porto e concluiu a sua formatura em Lisboa.
Escreveu: Considerações sobre o crup e seu tratamento. Tese ou dissertação apresentada à Escola de Lisboa.
Olímpio de Oliveira Dias, director da Escola de Habilitação ao Magistério Primário em Bragança, filho do biografado, disse-nos que seu pai prestara bons serviços em Freixo de Espada à Cinta em 1866, quando aí apareceu o cólera, sendo um dos médicos que se aguentaram no seu posto, e que como recompensa de tal proceder o governo o quis condecorar, mercê que ele recusou.
O Diário de Lisboa de 5 e 8 de Janeiro de 1866 celebra a coragem do médico municipal do Mogadouro, doutor Manuel Águedo de Miranda que correu em socorro dos de Freixo, e nada diz de Oliveira Dias, se bem que, em nosso entender, este silêncio nada depõe contra ele.
Memórias Arqueológico-Históricas do Distrito de Bragança
Sem comentários:
Enviar um comentário