Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 22 de dezembro de 2016

António Augusto de Oliveira Dias

Cirurgião-médico pela Escola de Lisboa. Nasceu em Bragança a 8 de Dezembro de 1836, onde também faleceu a 21 de Março de 1904. Reformou-se no posto de coronel-médico, com trinta anos de serviço, a 7 de Novembro de 1891. Era condecorado com a Cruz de Avis e tinha as mais medalhas militares inerentes ao seu posto. Frequentou a Escola Médico-Cirúrgica do Porto e concluiu a sua formatura em Lisboa.

Escreveu: Considerações sobre o crup e seu tratamento. Tese ou dissertação apresentada à Escola de Lisboa.
Olímpio de Oliveira Dias, director da Escola de Habilitação ao Magistério Primário em Bragança, filho do biografado, disse-nos que seu pai prestara bons serviços em Freixo de Espada à Cinta em 1866, quando aí apareceu o cólera, sendo um dos médicos que se aguentaram no seu posto, e que como recompensa de tal proceder o governo o quis condecorar, mercê que ele recusou.

O Diário de Lisboa de 5 e 8 de Janeiro de 1866 celebra a coragem do médico municipal do Mogadouro, doutor Manuel Águedo de Miranda que correu em socorro dos de Freixo, e nada diz de Oliveira Dias, se bem que, em nosso entender, este silêncio nada depõe contra ele.

Memórias Arqueológico-Históricas do Distrito de Bragança

Sem comentários:

Enviar um comentário