Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 12 de dezembro de 2016

Douro vai ter monitorização das embarcações em tempo real

As embarcações que naveguem no Douro a partir de 2017 vão ser passar a ser geridas e acompanhadas em tempo real graças ao RIS – River Information Services.
Estes serviços serão prestados com base num conjunto de sistemas de gestão de tráfego e de apoio à navegação, que se encontram em fase de testes e de formação interna e que vão colocar o Douro ao nível das melhores vias fluviais da Europa.

Desta forma, vai ser possível conhecer em tempo real o uso da via como um todo e das embarcações individualmente, melhorando assim a segurança na navegação e auxiliando de forma eficaz a tomada de decisões.

Para além disso, um RIS aumenta a competitividade da via, uma vez que otimiza a gestão dos recursos da cadeia de transporte fluvial, através do intercâmbio de informação entre embarcações, eclusas, terminais e portos. Permite ainda otimizar o uso da infraestrutura através da obtenção de uma visão de médio e longo prazo da via, essencial para o planeamento das operações dos utilizadores do Douro.

Os serviços RIS estarão acessíveis aos utilizadores de uma forma muito interactiva e agil, assentando essencialmente em plataformas eletrónicas modernas e móveis: JUP2 e RIS Douro / Portal.br>
Para além de contribuir para a segurança da navegação e de promover a competitividade da via, os serviços RIS têm ainda como objectivos proteger o meio ambiente e apoiar as autoridades em situação de calamidade, mantendo um registo permanente da situação da via, dos recursos disponíveis, da sua localização e facilitando a sua ativação e conjugação em caso de emergência.

in:noticiasdonordeste.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário