Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

sábado, 20 de julho de 2019

...do meu tempo de Faculdade

Por: Fernando Calado
(colaborador do Memórias...e outras coisas...)
…no meu tempo de Faculdade éramos muito limitados e quase acreditávamos que a Terra está silenciosamente parada e o sol magnífico viaja pelo Universo sem fim.
Também não admira, vínhamos todos da longa noite transmontana…afeitos às fragas …às longas invernias…às segadas e às malhas em tempo de Verão.
O pai vendia o vitelo, o feijão e o trigo e lá íamos para a Faculdade, com 2 contos no bolso, para vencer o longo mês na cidade universitária.
…e por lá nos arrastamos durante os intermináveis, mas saudosos, 5 anos, para concluir, penosamente, uma simples Licenciatura. 
…fomos a imensas aulas…fizemos intermináveis exames…sabíamos as manias dos professores…dávamos a volta…namoramos…repetimos exames…cabulamos…fizemos noitadas…pertencemos ao Teatro universitário…cantamos fados pela noite velha…estudamos na urgência do exame…lemos infindas Sebentas…passeamos os livros…frequentamos Bibliotecas…bebemos copos…vivemos em Repúblicas...finalmente os 5 anos passaram…finalmente o canudo de Licenciados. Para irmos para a vida…governar a vidinha.
…que tempo de sombria ignorância…a que eu vivi…que tempos de horizontes largos e saberes muitos os que hoje se vivem…Quem não faz, hoje em dia, uma banal Licenciatura em apenas um ano?! 
…Tempos gloriosos! A sabedoria desceu à rua!
Uma nova ética…marca o novo tempo…o Licenciado…já não pensa, mesquinhamente, em governar a sua vidinha…mas em servir o seu País…em servir Portugal.
…Bendita a Pátria que tais filhos tem!
Salvé Camões!


Fernando Calado nasceu em 1951, em Milhão, Bragança. É licenciado em Filosofia pela Universidade do Porto e foi professor de Filosofia na Escola Secundária Abade de Baçal em Bragança. Curriculares do doutoramento na Universidade de Valladolid. Foi ainda professor na Escola Superior de Saúde de Bragança e no Instituto Jean Piaget de Macedo de Cavaleiros. Exerceu os cargos de Delegado dos Assuntos Consulares, Coordenador do Centro da Área Educativa e de Diretor do Centro de Formação Profissional do IEFP em Bragança. 
Publicou com assiduidade artigos de opinião e literários em vários Jornais. Foi diretor da revista cultural e etnográfica “Amigos de Bragança”.

Sem comentários:

Enviar um comentário