Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 3 de abril de 2017

Padre Pedro de Melo Mesquita ou Pedro de Mesquita Carneiro

Natural de Moncorvo e oriundo da melhor gente desta vila. Faleceu a 24 de Março de 1649, na serra da Arrábida, perto de Setúbal. Era sacerdote do hábito de S. Pedro. Foi secretário do bispo inquisidor-geral D. Pedro de Castilho, que o tinha em grande conta pelas suas virtudes e qualidades intelectuais, e depois da morte deste passou a exercer as mesmas funções na casa do duque de Aveiro, D. Pedro de Mesquita, com igual crédito. À morte deste, professou na serra da Arrábida a regra terceira da penitência nas mãos do padre Frei Francisco dos Reis, guardião, no dia de todos os Santos de 1639.
Neste novo estado tornou-se notável pela caridade, distribuindo largamente pelos pobres os bens que tinha ajuntado, até um pouco avaramente.
No capítulo da sua ordem, celebrado em S. José a 16 de Janeiro de 1636, havia-lhe sido concedido levantar uma casa na mencionada serra da Arrábida para mais recolhidamente se entregar à prática das virtudes em que muito se distinguiu, principalmente na oração, abstinência e pobreza de vestir.
Fundou à sua custa uma enfermaria no hospital da vila de Azeitão em 1645 para se curarem os desamparados daqueles contornos, a que dotou algumas rendas.
Está sepultado à entrada da porta do convento, havendo deixado fama de claras virtudes, que lhe mereceram o título de venerável.

Memórias Arqueológico-Históricas do Distrito de Bragança

Sem comentários:

Enviar um comentário