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SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

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COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 10 de outubro de 2017

Júlia Rodrigues considera incompreensível atraso na mobilidade do Tua

A presidente eleita da Câmara de Mirandela, Júlia Rodrigues, considerou hoje “incompreensível” o atraso no plano de mobilidade do Tua e prometeu empenhar-se para ajudar a desbloquear o impasse.
“O plano de mobilidade está de facto muito atrasado e é incompreensível que esteja neste estado”, afirmou, em entrevista à Lusa, a autarca eleita de um dos municípios que faz parte da área da influência da nova mobilidade do Tua, junto com Carrazeda de Ansiães, Vila Flor, Alijó e Murça.

O plano de mobilidade é a principal contrapartida da construção da barragem de Foz Tua tem todas as infraestruturas prontas, nomeadamente o barco e o comboio, mas continua sem data para o início da operação, devido a alegadas questões burocráticas ligadas a licenciamentos e legislação.

“Eu não consigo entender como é que se mantém uma situação a arrastar-se tantos meses e com investimentos tão avultados”, afirmou à Lusa a nova presidente de Mirandela, eleita pelo PS.

Júlia Rodrigues disse que ainda não teve qualquer reunião ainda com a Agência de Desenvolvimento do Vale do Tua, o organismo responsável pelo plano que subconcessionou a exploração turística ao operador privado Mário Ferreira.

O plano contempla viagens de barco na nova albufeira e de comboio no que restou da linha do Tua, entre Brunheda e Mirandela e o operador já tem disponíveis o barco e a locomotiva para o efeito.

“O plano de mobilidade é um plano ambicioso, que envolve privados, com alguns riscos para o setor público, mas não conheço porque também não há muita transparência nesse processo. Parece-me que existem situações que deviam estar mais esclarecidas para o público em geral e para já não estão”, considerou.

Para Júlia Rodrigues, “a responsabilidade é de todos” e lamenta que tenha havido “muita imagem antes das eleições, mas de concreto as pessoas não sabem de facto o ponto da situação”.

A nova autarca prometeu que vai “saber qual o ponto da situação rigoroso e atual junto da agência” e que empenhar-se no desbloqueamento deste processo.

O novo plano de mobilidade foi a principal contrapartida imposta pela submersão de quase 20 quilómetros da linha do Tua.

O plano está pronto com barcos para navegar na nova albufeira, entre o Tua e a Brunheda, e um novo comboio turístico, da responsabilidade do empresário Mário Ferreira, para fazer os cerca de 30 quilómetros de ferrovia que restaram entre a Brunheda e Mirandela.

A EDP entregou 10 milhões de euros ao operador turístico para dinamizar o projeto, com um figurino que inclui também comboio para servir a mobilidade quotidiana das populações ribeirinhas do Tua.

O arranque continua impedido pela indecisão das diferentes entidades envolvidas sobre quem assume a responsabilidade da segurança da linha do Tua, como disse recentemente à Lusa Fernando Barros, presidente da Agência de Desenvolvimento Regional do Vale do Tua.

Agência Lusa

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