Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 25 de outubro de 2017

Efeitos das alterações climáticas na agricultura vão ser discutidos na Norcaça, Norpesca e Norcastanha

A edição ano deste ano da Norcaça, Norpesca e Norcastanha acontece entre os dias 2 e 5 de Novembro em Bragança. As novidades do ano passado como o maior aquário móvel da Europa e a realização de uma luta de Touros ao lado do recinto da feira serão nesta 16.ª edição mantidas.
Em 2017, será ainda realizado o primeiro passeio micológico e reeditado um passeio clássico de carros antigos. A par da exposição e venda de produtos, a vertente científica e de formação é outro dos atractivos que o autarca de Bragança Hernâni Dias destaca na Feira Internacional do Norte, estando em debate as alterações climáticas na agricultura:

“No X Fórum internacional dos países produtores de castanha que versará sobre o tema dos cogumelos e do mel, e também este ano sobre a problemática das alterações climáticas e o impacto negativo que pode ter na caça, na pesca e na acastanha”, realçou.

Apesar de se saber já que a seca diminuiu este ano a quantidade e o calibre da castanha, o autarca garante que não vai faltar castanha na feira:

“Em princípio não faltará. Teremos a preocupação de termos castanha em abundância neste evento para que não tenhamos uma feira da castanha sem castanha, o que seria dramático”, explicou.

A organização adiantou que marcará presença na abertura da feira um membro do governo, sem revelar no entanto qual. Certo é que o presidente o município de Bragança vai aproveitar a ocasião para reivindicar apoios para os produtores afectados pela seca:

“Na altura falaremos com o membro do governo sobre as nossas preocupações e dos agricultores para que possa haver alguma medida compensatória fazendo face aos prejuízos decorrentes desta fraca produção”, revelou.

A feira organizada pelo município de Bragança com a colaboração de várias entidades e instituições do concelho, terá um orçamento a rondar os 75 mil euros, à semelhança de anos anteriores. 

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário