Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

sábado, 28 de outubro de 2017

FOI ESTAMPADA POR UMA PORTUGUESA, A BANDEIRA CRAVADA NA LUA

Por: Humberto Pinho da Silva 
(colaborador do "Memórias...e outras coisas..."
Maria Isilda de Almeida Costa
Maria Isilda de Almeida Costa, emigrara para os Estados Unidos, a exemplo de muitos da sua terra natal.
Garotinha humilde, aprendera os segredos da costura com as suas tias, e já espigadote, frequentara Curso Agro- Familiar, que funcionava perto do bairro Pedro Guimarães, em Vagos.
Não se conformara, todavia, como outras moças da sua geração, com a vida pacata e ingrata, que muitas levavam; certo dia, rompendo com tudo e com todos, resolveu abalar, convicta que melhor sorte a esperava nas ricas e férteis terras do Tio Sam.
Foi parar a Verona – New Jersey, – conseguindo colocar-se na fábrica: Annin & Company, (fornecedora do Governo Norte-Americano).
Ora, em 1969, a empresa, foi escolhida para confeccionar e estampar, a bandeira, que, Neil Amstrong – astronauta do Apolo 11, – cravou, pelas 14H00, do dia 20 de Julho de 1969, na superfície rugosa da Lua, como “padrão” do extraordinário e histórico feito, da poderosa nação da liberdade.
Coube à nossa Maria, o privilégio de ser escolhida para estampar, em fibra de vidro, a bandeira, que ficaria, para sempre, a marcar a histórica presença dos Estados Unidos, na Lua.
Pergunto, agora: Será que este símbolo americano, no satélite da Terra, ainda se encontra intacto, na superfície lunar?
Creio que sim
Deste modo, a rapariguinha humilde de Soza – que embarcara para os Estados Unidos, havia de se tornar célebre: porque estampou, carinhosamente, a bandeira, que assinala o maior feito da América e do século XX.
Tudo foi registado, em: publicação do governo Civil de Aveiro; no   “New York Times”; e na nossa RTP, durante a reportagem, em direto, que o canal de TV portuguesa, realizou, em Julho de 1969.


Humberto Pinho da Silva nasceu em Vila Nova de Gaia, Portugal, a 13 de Novembro de 1944. Frequentou o liceu Alexandre Herculano e o ICP (actual, Instituto Superior de Contabilidade e Administração). Em 1964 publicou, no semanário diocesano de Bragança, o primeiro conto, apadrinhado pelo Prof. Doutor Videira Pires. Tem colaboração espalhada pela imprensa portuguesa, brasileira, alemã, argentina, canadiana e USA. Foi redactor do jornal: “NG”. e é o coordenador do Blogue luso-brasileiro "PAZ".

Sem comentários:

Enviar um comentário