Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 30 de outubro de 2017

Secretária de Estado do Turismo defende que é preciso abandonar "capelinhas" para promover coesão territorial no sector

É necessário trabalhar em rede e abandonar as capelinhas para promover o desenvolvimento do potencial turístico das diferentes regiões do território nacional. É o que defende a secretária de estado do turismo, Ana Mendes Godinho, que participou nas III jornadas Nacionais de Pastoral do Turismo que decorreram em Bragança, com o tema da sustentabilidade.
A responsável governamental afirma que o turismo religioso é um importante activo económico que pode ser potenciado, mas para isso é necessário que se trabalhe em conjunto. “É uma coisa que todos temos de responsabilidade de aproveitar e transformar cada vez mais também neste motor de promoção da sustentabilidade económica do turismo mas também da sustentabilidade de coesão territorial. É património que existe em todo o país e temos que o saber aproveitar e trabalhar cada vez melhor com todos e sem capelinhas”, sublinhou.

A secretária de Estado elogia o trabalho que já tem sido feio na valorização do património religioso da região, mas deixou desafios de que se abram as igrejas e que se criem rotas.

“Existe uma grande oportunidade para trabalharmos em conjunto para cada vez mais estruturar produto abrir as portas das igrejas, criar roteiros e colocá-los nos roteiros de promoção”, apontou.

Precisamente abrir os templos da região é um dos objectivos da diocese, nomeadamente no que diz respeito à basílica de Outeiro, que tem estado fechada, como destacou o bispo da diocese de Bragança Miranda, D. José Cordeiro.

“Há muito a fazer e ainda não conseguimos que todo o património possa ser visto por todos porque em muitos lugares encontramos ainda muitas portas fechadas, e queremos que estejam todas as portas abertas para que sem medo e complexos com toda a autenticidade que nos caracteriza poder mostrar o que temos de belo e autentico. O que mais nos preocupa é a Basílica do Santo Cristo de Outeiro”, referiu.

As III Jornadas Nacionais de Pastoral do Turismo decorreram entre sexta e sábado, e centraram-se na reflexão “Turismo e Sustentabilidade - Economia, Sociedade e Ambiente”. 

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário