Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 27 de outubro de 2017

Escola de música de Bragança premiada pelo crescimento de alunos

Um contraciclo relativamente ao panorama de despovoamento do interior transmontano. A
escola Vamúsica, de Bragança, acaba de ser premiada pela Rockschool por ter sido a escola portuguesa que aplica aquele currículo que mais cresceu no passado ano letivo, com um aumento de cerca de cem por cento do número de alunos inscritos.
A Rockschool é um currículo de estudos de música moderna, centrado no poprock, presente em 90 países de todo o mundo.
“Todos os anos tem subido o número de alunos que seguem este currículo”, explicou ao Mensageiro Vítor Gomes, o dono da Vamúsica.
Normalmente, os prémios são atribuídos às escolas que têm melhor desempenho (de acordo com os resultados dos exames anuais dos alunos) e as que têm maior crescimento. “Fomos a escola que mais cresceu, inclusivamente mais do que as escolas dos grandes centros. Tivemos 50 alunos no ano passado quando a média ronda os 25”, frisou.
Este é um plano de estudos certificado internacionalmente, onde se estuda canto, baixo elétrico, piano, bateria e ucalelé, para além de produção musical, disciplina recentemente introduzida.
“As perspetivas são de manter o crescimento. Também já somos um centro de exames oficial, o único em Trás-os-Montes e Alto Douro. É uma espécie de conservatório, mas privado e de música moderna”, sublinha Vítor Gomes.
Atualmente, o interesse pela música “tem vindo a aumentar” na região. “Há o interesse crescente de pessoas reformadas.
Temos 30 alunos que já não trabalham e interessam-se, sobretudo, por música tradicional”,
conclui.
A Rockschool tem cerca de duas dezenas de escolas a ministras este currículo um pouco por todo o país. Pela primeira vez, uma professora brigantina, Ângela Gomes, entrou
para o leque internacional de examinadores. É a primeira portuguesa a conseguir tal feito.

AGR
in:mdb.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário