Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 27 de outubro de 2017

Empreendedorismo jovem vai reforçar laços entre países da Lusofonia

A região reforçou os laços de aproximação aos países lusófonos ao nível empresarial e educativo, e poderá ser um destino de eleição para os jovens destas nações receberem formação na área da agricultura e do turismo. Na passa terça-feira foi dado mais um passo nesse sentido com a tomada de posse dos órgãos sociais do recém criado Conselho Associativo da Lusofonia – Jovens Empreendedores (CALJE), cuja investidura teve lugar no Auditório Municipal Mestre José Rodrigues, em Alfândega da Fé.
A Escola Agrícola de Carvalhais será uma das instituições envolvidas mas no Hotel&SPA de Alfândega da Fé vai ser criada uma Escola Internacional de Turismo, Hotelaria e Restauração.
O CALJE tem como objectivo a promoção de formação profissional dos seus membros e da comunidade em geral, integrando-os e relacionando--os no meio empresarial. A criação de bolsas de mobilidade para jovens dos países lusófonos, proporcionando-lhes a possibilidade de fazer formação nas áreas de agricultura turismo é também uma prioridade para esta associação.
Esta nova forma de cooperação entre os países da lusofonia teve como embrião a Rota do Azeite de Trás os Montes, que já está a trabalhar na exportação de produtos da região, nomeadamente do Brasil e Angola. “A capacitação humana é o pilar para o desenvolvimento de qualquer país e, entretanto, uma vez que esses países têm dificuldades de divisas entendemos que devemos formar os filhos dessas nações no sentido de vierem estudar para Trás-os-Montes na área da agricultura e do turismo”, explicou Jorge Morais, presidente da Rota do Azeite.
Os vários países dos PALOP estão representados nos órgãos sociais do CALJE uma entidade que tem como missão “abrir portas e alternativas para os jovens” quer seja em áreas de formação e estágios profissionais “uma vez que não existe barreira linguística”, destacou Jorge Morais.

Município deposita muita esperança neste projeto

O projeto é muito importante para Alfândega da Fé, segundo a autarca Berta Nunes, porque uma das prioridades é atrair investimento, neste caso da diáspora. “É um trabalho que tem sido feito de forma silenciosa. Hoje já é a tomada de posse da Associação
de Empreendedores do Mundo Lusófono. Significa também um impulso nesse trabalho”, afirmou a presidente da câmara.

Congresso Internacional da Lusofonia em 2018

O CALJE tem já agendadas várias atividades para 2018, nomeadamente um Congresso Internacional da Lusofonia, Bolsas de Estudo; criação de um gabinete de apoio ao empreededorismo, cultura e desporto; projeto de desenvolvimento dos produtores da região de Trás-os-Montes e Alto Douro para a transação de bens e a Gala do GALJE.
“A conjuntura económica juntamente com a taxa elevada de analfabetismo é uma barreira para a comunidade lusófona. Nós só queremos ser o estímulo facilitador e impulsionador, abrindo portas a estes jovens. Sendo por isso o CALJE um parceiro social e económico dos Estados Membros da comunidade de língua portuguesa”, referiu o presidente do CALJE, Maquito Daniel.

Glória Lopes
in:mdb.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário