Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 12 de outubro de 2017

SEF está a acompanhar caso dos vistos recusados a cabo-verdianos


O secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Luís Carneiro, disse hoje que o caso dos vistos recusados a estudantes de Cabo verde no Politécnico de Bragança está a ser "devidamente acompanhado" pelo Serviço de Estrangeiros e Fronteiras.

"Tenho a informação do secretário de Estado da Administração Interna, Jorge Gomes, que o assunto relativamente ao Politécnico de Bragança está a ser devidamente acompanhado pelas autoridades do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras", declarou José Luís Carneiro, à margem de uma cerimónia de comemoração dos 106 anos da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, foi orador convidado.

O presidente do Instituto Politécnico de Bragança (IPB), Sobrinho Teixeira, denunciou na terça-feira transata que havia um número anormal de recusas de vistos a estudantes cabo-verdianos naquela instituição e reclamou uma intervenção ao mais alto nível do Governo português.

Hoje, o secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, adiantou aos jornalistas que o assunto da emissão de vistos em Bragança estava a ser "devidamente acompanhado por parte das autoridades competentes".

A matéria da emissão de vistos é, todavia, "muito sensível", sublinhou José Luís Carneiro, alertando que é necessário "cumprir um conjunto de requisitos para que se possa conceder um visto para entrar em Portugal".

"Cada caso é um caso e não se pode tratar esta matéria na generalidade, porque são assuntos sobre os quais recai a legalidade, mas também as condições de subsistência têm de ser devidamente avaliadas", constatou aquele responsável do Governo, referindo, todavia, que as informações de que dispõe é que todos os pedidos que têm vindo a ser feitos e que preenchem os requisitos legais estão todos a ser deferidos".

José Luís Carneiro explicou ainda que cada visto é concedido a cada uma pessoa individualmente, havendo "um conjunto de critérios que cada pedido tem que preencher para efeitos de concessão de visto", e acrescentou que, no caso de Bragança, o que poderá estar em causa serão as condições de subsistência desses estudantes.

"Os cidadãos de Cabo Verde, e nomeadamente os jovens estudantes de Cabo Verde, são aqueles que mais procuram Portugal. Estão entre as primeiras nacionalidades a quem tem sido conferido visto, quer visto de trabalho, quer visto de longa duração para efeitos de realização dos seus estudos", indicou, informando que o posto consular da Embaixada portuguesa em Cabo Verde tem tido "reforço de meios", sobretudo no verão, para procurar responder à procura que ocorre relativamente aos vistos.

A procura dos vistos por parte dos cabo-verdianos tem vindo a ser crescente e esse é o sinal "mais relevante de que Portugal é cada vez mais um país mais procurado e que as universidades e os institutos politécnicos são cada vez mais procurados", disse Luís Carneiro.

Nos anos de 2016 e 2017, segundo dados fornecidos por José Carneiro, foi reduzido "para metade os indeferimentos em relação aos vistos pedidos por cidadãos cabo-verdianos".

"Este ano já foram emitidos 1.022 vistos da parte dos serviços competentes nesta matéria", concluiu.

O politécnico de Bragança recebeu, segundo o presidente da instituição, "cerca de 1.100 candidaturas" de estudantes cabo-verdianos e tem, até ao momento, apenas "cerca de 30 vistos atribuídos.

Embora alguns processos ainda estejam em análise ou em recurso, Sobrinho Teixeira, afiança que "globalmente já quase 80% dos vistos foram recusados e isto não é normal face à realidade do ano passado".

CCM (HFI) // PJA
Lusa/fim

Sem comentários:

Enviar um comentário