O homem que matou a tiro de caçadeira um ex-GNR em Candedo, Vinhais, viu a sua pena de prisão reduzida em 5 anos pelo Tribunal da Relação de Guimarães.
O empregado de uma loja agrícola tinha sido condenado a 18 anos e seis meses de cadeia pelo tribunal de Bragança em Fevereiro deste ano, mas agora os juízes da relação decidiram diminuir a pena para 13 anos.
Ao contrário do colectivo de juízes do tribunal de comarca, os magistrados da relação consideraram que o arguido não agiu com frieza de ânimo.
Segundo o Jornal de Notícias, o tribunal da relação baseou a decisão na convicção de que o arguido “se sentiu amedrontado e receoso perante o ofendido e que apenas disparou quando a vítima, com uma atitude provocatória e desafiadora, estava já muito próxima de si”.
O crime teve lugar a 26 de Maio de 2016 em Candedo, tendo sido motivado por quezílias relacionadas com a delimitação de um terrenos agrícola.
O homem de 42 anos, que foi condenado pelo crime de homicídio qualificado, abateu o ex-GNR de 59 anos num local ermos quando este último estava a pastorear um rebanho. O arguido argumentou em tribunal que tinha agido em legítima defesa, porque a vítima já tinha ameaçado a sua família e porque quando o abordou o ex-GNR se dirigiu a ele com um cajado, e por isso disparou, mas sem intenção de matar.
Escrito por Brigantia
Número total de visualizações do Blogue
Pesquisar neste blogue
Aderir a este Blogue
Sobre o Blogue
SOBRE O BLOGUE:
Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço.
A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)
(Henrique Martins)
COLABORADORES LITERÁRIOS
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Santo Deus! Que estaria o assassino a fazer de caçadeira na mão se não tinha intenção de matar? devia vir ou ir à missa... Como é possível que se acredite que a vitima ao vê-lo de arma em punho avançaria com um cajado.
ResponderEliminarmas que justiça é que nós temos, Onde se acredita no argumento tão inacreditável, e onde estão as testemunhas que assistiram à tragédia? Quem estará a proteger o criminoso?
Por este andar os assassinos vão aumentar, pois com este exemplo esperemos para ver.