Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 6 de outubro de 2017

Bactéria "Xylella fastidiosa" preocupa olivicultores e associações se aparecer em Portugal pode destruir olivais completos

Para além da seca há também uma bactéria que está a preocupar olivicultores.
A bactéria “Xylella fastidiosa” ainda não foi detectada em Portugal mas há cerca de 3 anos chegou à Europa, primeiro a Itália, onde devastou uma extensa área de olival e desde o ano passado foi detectada em Espanha e teme-se que venha a afectar as oliveiras em Portugal.
Segundo o técnico da AOTAD Emanuel Batista esta é uma doença que preocupa e os produtores devem evitar comprar plantas em risco, porque caso seja introduzida no país será espalhada rapidamente.
“ É um problema que preocupa e muito porque já existe com alguma intensidade em Espanha, devíamos ter nós agora através do Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária, uma certificação de todos os produtos para plantações para evitar que ela entrasse no nosso país, ela tem vários hospedeiros e depois vai ser muito difícil a radicação da mesma. Aqui em Portugal pode haver uma ou outra e temos de ter atenção, porque vai ser no Alentejo onde pode acontecer primeiro porque é onde há mais importações de várias variedades que vêm Espanha, que não são nossas autóctones, e provavelmente será por aí que se vai propagar ao norte do país”, explica.

O técnico explica que a bactéria destrói as oliveiras, causando, em alguns casos, “queimaduras” e noutros pode mesmo “fazer com que sequem”, como explica o técnico.

O técnico da associação de olivicultores alerta para a necessidade de os produtores se comprarem plantas certificadas par evitar a entrada no país:
“ a primeira medida seria a divulgação de informação sobre a bactéria por todos os viveiristas, de forma a que eles não comprassem material infectado, o material que comprassem que estivesse certificado ou que tivesse um atestado de isenção desta bactéria, porque a situação é esta num raio de 100 metros onde houver a doença no olival tem de se arrancar tudo, queimar e destruir e depois tem de se fazer um cordão sanitário que ronde os 10 km”, sublinha.  

Segundo a Direcção-Geral de Veterinária (DGAV), a "xylella fastidiosa" é uma bactéria que ataca plantas ornamentais e árvores, como oliveiras, videiras, amendoeiras e sobreiro, e é "um dos principais problemas fitossanitários emergentes das últimas décadas".

Sem comentários:

Enviar um comentário