Sabia que se deixar 1 minuto a torneira aberta isso representa cerca de 12 litros de água?
A proposta é simples: “Vamos fechar a torneira à seca.” Este é o mote de uma campanha lançada pelo Ministério do Ambiente com as Águas de Portugal e outras entidades, com o objectivo de consciencializar os portugueses para a importância de poupar água sempre, mas especialmente agora.
O secretário de estado do ambiente, Carlos Martins, falou com a Brigantia sobre a importância desta acção e referiu que as pessoas este ano estão mais sensíveis ao problema.
“Hoje em dia para a população portuguesa, felizmente, o simples gesto de abrir a torneira traz-nos água de qualidade e em quantidade e com boa pressão. Eventualmente até desvalorizamos que este não é um recurso infinito, bem pelo contrário, e é um recurso essencial para a vida de todos nós e temos de o usar com muita eficiência e com muita parcimónia”, disse o responsável na mensagem que pretende passar às pessoas.
Um gesto que se tornou tão banal no nosso dia-a-dia que nem damos conta da importância que tem e chegamos mesmo a esquecer-nos que a água é um recurso finito.
Carlos Martins disse ainda que “nesta altura já ninguém é indiferente à situação que o país atravessa e que as pessoas já estão a ver que a situação é, de facto, preocupante.” O objectivo desta campanha, num primeiro momento, “é levar as pessoas a consumir menos, de forma a prolongarmos as nossas reservas e deixar na cabeça das pessoas a ideia de que este comportamento deve ser adoptado no dia-a-dia relativamente a este bem essencial que é a água.”
Da próxima vez que abrir a torneira lembre-se que um minuto de água que desperdiça pode fazer a diferença num futuro bem próximo.
Escrito por Brigantia
Número total de visualizações do Blogue
Pesquisar neste blogue
Aderir a este Blogue
Sobre o Blogue
SOBRE O BLOGUE:
Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço.
A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)
(Henrique Martins)
COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues, João Cameira e Rui Rendeiro Sousa.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário