Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 24 de maio de 2018

Reforço de verba na reformulação de fundos comunitários 2020 para a região norte

A região Norte vai afinal manter os mais de 200 milhões de euros que se previa que perdesse com a reprogramação de fundos do Norte 2020. A novidade foi avançada esta terça-feira numa reunião do Conselho Regional do Norte, o órgão consultivo da CCDR N.
Por parte dos autarcas da Comunidade Intermunicipal Terras de Trás-os-Montes o sentimento é positivo perante o recuo do governo. No entanto, o presidente desta CIM, Artur Nunes afirma que subsistem ainda penalizações, em três eixos, nomeadamente no Plano de Acção de Regeneração Urbana (PARU), Sistema de Incentivos ao empreendedorismo e ao emprego (SI2E) e no âmbito dos Programas Regionais temáticos.

“A reformulação dos fundos é positiva, no sentido que foram tomadas em consideração algumas das nossas propostas, mas foi uma situação muito discutida. Para além disso, este reforço foi muito participado, sendo esta alteração a este documento muito positivo. Desta forma, felicitámos a Comissão de Coordenação e o seu presidente e a sua capacidade de ouvir os autarcas e as entidades que fazem parte do Conselho Regional do Norte. Mas por outro lado, existe esta penalização no Plano de Acção de Regeneração Urbana (PARU), no SI2E e na possibilidade de captar mais fundos, ao nível do Compete 2020 e dos programas temáticos” sustentou Artur Nunes.

Na reunião desta terça-feira do Conselho Regional do Norte, foram ainda aprovadas recomendações para o reforço do SI2E e para a mudança de regras de acesso a apoios que possa abranger empresas de menores dimensões, como explicou a vice-presidente desta CIM e a autarca de Alfândega da Fé, Berta Nunes:

“Foi aprovada por unanimidade uma recomendação do reforço do SI2E e de encontrar outras formas para apoiar a economia dos territórios de baixa densidade e é um trabalho que tem de ser feito agora. Porque as nossas empresas têm tido dificuldade em candidatar-se a fundos do eixo do Compete, assim como ao PO. Essas dificuldades estão relacionadas com os critérios dos avisos. A economia do distrito é mais frágil e apresenta menos empresas, no entanto como os avisos são apresentados, as nossas empresas não têm tanta facilidade para realizar candidaturas a estas alíneas. Foi uma recomendação aprovada por unanimidade para apoiar as nossas empresas” salientou Berta Nunes.

260 milhões de euros vão agora reforçar o pacote do Programa Operacional do Norte 2020. A próxima reunião do Conselho Regional do Norte vai ser descentralizada e vai decorrer em Alfândega da Fé, em meados de Junho.

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário