Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 23 de maio de 2018

Saberes Culinários - Sopas de Alho, Sopa de Congro e Sopa de Feijão com Couve

SOPAS DE ALHO
Alho; Azeite; Pão; Água. Numa malga põe‑se pão, dentes de alho e azeite e por cima deita‑se água fervente.  Dava‑se aos meninos pequeninos quando estavam doentes.
Receita cedida pelo Sr. Viriato do Nascimento Rodrigues

SOPA DE CONGRO
Água; 1,5 kg de Congro; 1 colher de chá de Açafrão; 2 folhas de Aipo; 3 pés de Azedas; 3 Cebolas (medianas); 1 Cenoura; 3 Tomates; 2 Batatas; 1 folha de Louro; 1 Malagueta; 1 Nabo (ou Raba, no tempo delas); 1 raminho de Salsa; 3 colheres de sopa de Manteiga ou Azeite; 100 gr. de Queijo Terrincho Ralado; Pão Frito q.b.
Corta‑se o congro em postas de 4 centímetros, que são cozidos na panela em água e na companhia do aipo, azedas; açafrão, cenoura, uma cebola, louro; malagueta e pés de salsa. Após o congro estar cozido tira‑se da panela e limpa‑se de peles e espinhas de maneira as postas ficarem inteiras. Na água onde cozeu o congro cozem‑se duas batatas. Depois de cozidas as batatas e os restantes elementos que tinham ficado na panela esmagam‑se de maneira a se obter um puré. Ao mesmo tempo noutra panela põem‑se a cozer uma cebola, o nabo, os dois tomates e o raminho de salsa. Num tacho maior faz‑se um refogado com uma cebola, um tomate e o azeite ou manteiga, mal a cebola aloure juntam‑se os restantes preparos e asperge‑se com o queijo ralado, mais um minuto de lume e serve‑se acompanhada com quadradinhos de pão frito.
Receita cedida pela Sr.ª Dona Maria da Glória Fernandes

SOPA DE FEIJÃO COM COUVE
Feijões Encarnado ou Branco Secos; Couves; Cebola; Azeite. Coze‑se o feijão na véspera. Numa panela põe‑se azeite com cebola picada a estrugir, a seguir junta‑se o feijão.
Acrescenta‑se água e a couve cortada miudinha.
Deixa‑se cozer. Havia quem juntasse também um bocado de toucinho, quando a sopa estava pronta tirava‑se o toucinho e depois comia‑se com pão.
Receita cedida pela Srª. Natividade da Assunção Martins Prada

Carta Gastronómica de Bragança
Autor: Armando Fernandes
Publicação da Câmara Municipal de Bragança

Sem comentários:

Enviar um comentário