SOPAS DE ALHO
Alho; Azeite; Pão; Água. Numa malga põe‑se pão, dentes de alho e azeite e por cima deita‑se água fervente. Dava‑se aos meninos pequeninos quando estavam doentes.
Receita cedida pelo Sr. Viriato do Nascimento Rodrigues
SOPA DE CONGRO
Água; 1,5 kg de Congro; 1 colher de chá de Açafrão; 2 folhas de Aipo; 3 pés de Azedas; 3 Cebolas (medianas); 1 Cenoura; 3 Tomates; 2 Batatas; 1 folha de Louro; 1 Malagueta; 1 Nabo (ou Raba, no tempo delas); 1 raminho de Salsa; 3 colheres de sopa de Manteiga ou Azeite; 100 gr. de Queijo Terrincho Ralado; Pão Frito q.b.
Corta‑se o congro em postas de 4 centímetros, que são cozidos na panela em água e na companhia do aipo, azedas; açafrão, cenoura, uma cebola, louro; malagueta e pés de salsa. Após o congro estar cozido tira‑se da panela e limpa‑se de peles e espinhas de maneira as postas ficarem inteiras. Na água onde cozeu o congro cozem‑se duas batatas. Depois de cozidas as batatas e os restantes elementos que tinham ficado na panela esmagam‑se de maneira a se obter um puré. Ao mesmo tempo noutra panela põem‑se a cozer uma cebola, o nabo, os dois tomates e o raminho de salsa. Num tacho maior faz‑se um refogado com uma cebola, um tomate e o azeite ou manteiga, mal a cebola aloure juntam‑se os restantes preparos e asperge‑se com o queijo ralado, mais um minuto de lume e serve‑se acompanhada com quadradinhos de pão frito.
Receita cedida pela Sr.ª Dona Maria da Glória Fernandes
SOPA DE FEIJÃO COM COUVE
Feijões Encarnado ou Branco Secos; Couves; Cebola; Azeite. Coze‑se o feijão na véspera. Numa panela põe‑se azeite com cebola picada a estrugir, a seguir junta‑se o feijão.
Acrescenta‑se água e a couve cortada miudinha.
Deixa‑se cozer. Havia quem juntasse também um bocado de toucinho, quando a sopa estava pronta tirava‑se o toucinho e depois comia‑se com pão.
Receita cedida pela Srª. Natividade da Assunção Martins Prada
Carta Gastronómica de Bragança
Autor: Armando Fernandes
Publicação da Câmara Municipal de Bragança
Sem comentários:
Enviar um comentário