sexta-feira, 8 de junho de 2018

"Bragança Acompanha - sucesso escolar" e "Prevenir para Melhorar Bragança" contra o insucesso escolar

Já foi apresentado também em Bragança o Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar que tem como objectivo reduzir em 25% o insucesso e abandono escolar e evitar comportamentos de risco.
Em Bragança vão ser implementados dois planos. As acções vão basear-se na criação de uma equipa multidisciplinar e em seminários de debate. Através do "Bragança Acompanha - sucesso escolar", que agrega os agrupamentos de escolas Miguel Torga, Abade de Baçal e Emídio Garcia, e as respectivas associações de pais, há um investimento de mais de 400 mil euros. Já no segundo "Prevenir para Melhorar Bragança", que abrange apenas o agrupamento de escolas Miguel Torga, serão investidos cerca de 200 mil euros.

A actuação do plano irá contemplar uma equipa multidisciplinar com várias estratégias definidas, conforme explica o presidente da câmara municipal de Bragança, Hernâni Dias. "Podem ir desde a tutoria ao ensino personalizado com a constituição de equipas que trabalhem com os alunos sinalizados para que possam ter sucesso reduzindo os níveis de insucesso nas escolas", disse o autarca.

Hernâni Dias assegura que no concelho brigantino a taxa de retenção ou desistência escolar não apresenta números alarmantes, contudo afirma que qualquer caso de insucesso acaba por ser preocupante apontando o desinteresse ou o contexto familiar para estes casos. "É um pouco neste sentido que se pretende actuar. Eu creio que isto serão eventualmente os factores de maior prevalência naquilo que tem a ver para o contributo do insucesso escolar, sem deixar de lado outro tipo de situações que às vezes se registam com alunos com dificuldades de aprendizagem que têm de ser devidamente estimulados", referiu.

Segundo o secretário executivo da CIM Terras de Trás-os-Montes, Rui Caseiro, o plano assenta no trabalho colaborativo e em rede entre a comunidade intermunicipal, os agrupamentos escolares e outros parceiros institucionais. "temos uma comunidade escolar com cerca de 11 mil alunos e prevemos intervir directamente em cerca de três mil para tentar cumprir os resultados que nos propomos alcançar", disse Rui Caseiro.

O plano integrado prevê um investimento de 6,3 milhões de euros, sendo financiado pelo Fundo Social Europeu em mais de cinco milhões, no âmbito do Programa Operacional Regional Norte 2020.

Escrito por Brigantia
Carina Alves

Sem comentários:

Enviar um comentário