Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 15 de junho de 2018

Cereja de Lamas candidatada a Denominação de Origem Protegida (DOP)

A cereja de Lamas, em Macedo de Cavaleiros, está candidatada para ser reconhecida como de Denominação Origem Protegida (DOP).
Essa é a intenção da recém-criada Associação de Produtores de Cereja daquela freguesia e que surge como uma forma de comercializar melhor a cereja produzida em Lamas, acredita o presidente da junta de freguesia, Leonardo Vila-Franca.

“Se conseguirmos negociar um volume maior de cereja, à partida o preço será outro e vamos ter mais força para a vender do que se isso fosse feito individualmente por cada produtor.

A intenção da associação é essa, inicialmente vamos apostar na formação e, daqui a algum tempo, avançaremos para a comercialização.”

A candidatura já foi entregue na Direção Regional de Agricultura e Pescas do Norte (DRAPN) e neste momento estão a ser feitos os testes genéticos necessários à certificação do produto.

Quanto às cerejas, Paulo Pires, secretário da junta de freguesia, explica que há caraterísticas que as diferem das restantes.

“A cereja de Lamas distingue-se por várias características: é muito doce, tem grande calibre e tem aliado a ela um trago a ácido que se conjuga muito bem com a doçura. Todas estas características levam a que, quem prove, facilmente percebera que está a comer uma cereja de origem diferente.

Aliado a isso, junta-se o facto de a cereja ser produzida em pontos específicos da freguesia em que essas características se dão melhor. É por isso que temos apostado nesses locais que  garantem essa especificidade e qualidade do fruto.”

Anualmente, Lamas produz uma média de 250 a 300 toneladas de cereja, mas a junta acredita que em breve vão conseguir aumentar essa produção para as 500.

Este fim-de-semana, a freguesia promove a I Festa da Cereja, que vai contar com 30 expositores, dos quais 12 são exclusivamente de cereja.

Mais uma forma de valorizar este fruto que, só na aldeia, reúne entre 30 a 40 produtores em grande escala, afiança o presidente da junta, Leonardo Vila-Franca.

“Não há dificuldade em escoar o produto mas temos necessidade de o promover e dar a conhecer pois a nossa produção de cereja é grande e, para isso, temos de a mostrar.

Temos a primeira grande festa e feira em Lamas que vai decorrer durante este fim-de-semana, e espero que as pessoas compareçam e  nos ajudem com o seu apoio.

Aqui em Lamas temos entre 30 a 40 grandes produtores de cereja.”

A I edição da Festa da Cereja de Lamas vai contar ainda com uma formação sobre fertilizantes e fitofármacos, uma ação de sensibilização da GNR sobre a prevenção de acidentes com tratores, um show cooking com a Chef Justa Nobre e duas visitas aos pomares, nas quais os participantes vão poder provar cerejas, colhendo-as diretamente da árvore.

A noite de sábado vai contar com a presença do programa Feiras e Festas da Rádio Onda Livre, a partir das 21h45, animada pelos artistas Víctor Rodrigues, Lucy, João Neto e Leonardo e ainda Julieta Carneiro.

Escrito por ONDA LIVRE

Sem comentários:

Enviar um comentário