A Câmara de Freixo de Espada à Cinta quer atrair os turistas espanhóis pelo estômago tendo preparado para sábado e domingo um conjunto de iniciativas gastronómicas dedicadas ao bacalhau e aos vinhos ibéricos, foi hoje divulgado.
Em declarações à agência Lusa, a presidente da autarquia de Freixo de Espada à Cinta, Maria do Céu Quintas, disse que a iniciativa se insere numa estratégia de promoção daquele concelho do distrito de Bragança junto do mercado espanhol.
O certame deste fim de semana conta com 22 espaços de venda de produtos regionais e um de restauração, que vai confecionar apenas ementas à base de bacalhau.
"O programa da Feira Ibérica dos Vinhos contempla quatro demonstrações gastronómicas, que contarão com a presença conceituados chefes de cozinha ibéricos", indicou a autarca.
Dada a sua localização privilegiada junto à província espanhola de Salamanca, o município de Freixo de Espada á Cinta quer aproveitar esse potencial para promover a economia local em áreas que vão desde a agricultura até à restauração.
A iniciativa promete igualmente provas comentadas de vinhos do Douro Superior, Arribes del Duero e Sierra de Salamanca (Espanha) e um espaço dedicado aos queijos produzidos no território fronteiriço de Salamanca/Freixo de Espada à Cinta.
Maria do Céu Quintas referiu que o território de Freixo de Espada à Cinta está inserido na Região Demarcada do Douro, pelo que era "imperioso" criar um evento que promovesse o setor vitivinícola, o "mais preponderante" em termos económicos neste concelho raiano.
"O Festival Gastronómico do Bacalhau e a promoção dos vinhos produzidos em Freixo de Espada à Cinta traduz-se em benefícios para o setor da restauração, acumulando valor nos produtores locais, detentores de marcas de vinhos conhecidas a nível nacional e internacional ", acrescentou.
Agência Lusa
Número total de visualizações do Blogue
Pesquisar neste blogue
Aderir a este Blogue
Sobre o Blogue
SOBRE O BLOGUE:
Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço.
A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)
(Henrique Martins)
COLABORADORES LITERÁRIOS
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário