A secretária de Estado do Ensino Superior, Fernanda Rollo, destacou hoje a capacidade do Instituto Politécnico de Bragança (IPB) de dar respostas na formação de recursos humanos e a ligação ao território do trabalho que desenvolve.
A governante, que tutela a Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, visitou ontem, acompanhada de estudantes de escolas profissionais de Bragança, laboratórios e projetos em curso no instituto que considerou "uma das instituições na área do ensino superior de referência" em Portugal.
Fernanda Rollo quis mostrar aos jovens as oportunidades e ofertas existentes para continuarem o percurso académico e alcançar a meta definida pelo Governo de ter 60% dos jovens portugueses no Ensino Superior.
A secretária de Estado apontou que o IPB "tem uma relação, não só muito pioneira e muito dinâmica no desenvolvimento de muitas áreas", como "está ainda por cima muito ligado ao território".
"O politécnico tem essa capacidade de dar resposta para novas necessidades sob o ponto de vista formativo e acompanhando a investigação que é necessária também para esse tecido produtivo. Não só acompanhando como antecipando", afirmou.
A capacidade de atrair estudantes "de países muito diversos" resulta para a governante de a formação desta instituição transmontana ser "reconhecida também internacionalmente".
A secretária de Estado pode observar o que está a ser feito ao nível da investigação, por exemplo, no Centro de Investigação em Digitalização e Robótica Inteligente (CeDRI), o mais recente criado pelo politécnico de Bragança.
O presidente eleito, Orlando Rodrigues, explicou que a sessão de hoje serviu para o novo centro de investigação se dar a conhecer às empresas da região, com as quais se propõe trabalhar.
A principal tarefa dos investigadores será demonstrar que as tecnologias mais avançadas "podem ser usadas e adaptáveis pelas pequenas e médias empresas e não apenas pelas grandes".
"O nosso grande objetivo é mostrar aos empresários que podem aplicar estas tecnologias à medida das suas empresas e não simplesmente comprando uma receita que não é propriamente ajustada à sua empresa", concretizou.
Com este, o politécnico soma quatros centros de investigação, o mais conhecido e antigo dos quais é o CIMO, dedicado à Montanha e com maior ligação á realidade da região.
Além do mais recente dedicado à Digitalização e Robótica, estão a funcionar mais dois, um ligado ao desporto e outra na área da gestão.
Agência Lusa
Número total de visualizações do Blogue
Pesquisar neste blogue
Aderir a este Blogue
Sobre o Blogue
SOBRE O BLOGUE:
Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço.
A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)
(Henrique Martins)
COLABORADORES LITERÁRIOS
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário