Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 15 de junho de 2018

Governante destaca respostas e ligação ao território do politécnico de Bragança

A secretária de Estado do Ensino Superior, Fernanda Rollo, destacou hoje a capacidade do Instituto Politécnico de Bragança (IPB) de dar respostas na formação de recursos humanos e a ligação ao território do trabalho que desenvolve.
A governante, que tutela a Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, visitou ontem, acompanhada de estudantes de escolas profissionais de Bragança, laboratórios e projetos em curso no instituto que considerou "uma das instituições na área do ensino superior de referência" em Portugal.

Fernanda Rollo quis mostrar aos jovens as oportunidades e ofertas existentes para continuarem o percurso académico e alcançar a meta definida pelo Governo de ter 60% dos jovens portugueses no Ensino Superior.

A secretária de Estado apontou que o IPB "tem uma relação, não só muito pioneira e muito dinâmica no desenvolvimento de muitas áreas", como "está ainda por cima muito ligado ao território".

"O politécnico tem essa capacidade de dar resposta para novas necessidades sob o ponto de vista formativo e acompanhando a investigação que é necessária também para esse tecido produtivo. Não só acompanhando como antecipando", afirmou.

A capacidade de atrair estudantes "de países muito diversos" resulta para a governante de a formação desta instituição transmontana ser "reconhecida também internacionalmente".

A secretária de Estado pode observar o que está a ser feito ao nível da investigação, por exemplo, no Centro de Investigação em Digitalização e Robótica Inteligente (CeDRI), o mais recente criado pelo politécnico de Bragança.

O presidente eleito, Orlando Rodrigues, explicou que a sessão de hoje serviu para o novo centro de investigação se dar a conhecer às empresas da região, com as quais se propõe trabalhar.

A principal tarefa dos investigadores será demonstrar que as tecnologias mais avançadas "podem ser usadas e adaptáveis pelas pequenas e médias empresas e não apenas pelas grandes".

"O nosso grande objetivo é mostrar aos empresários que podem aplicar estas tecnologias à medida das suas empresas e não simplesmente comprando uma receita que não é propriamente ajustada à sua empresa", concretizou.

Com este, o politécnico soma quatros centros de investigação, o mais conhecido e antigo dos quais é o CIMO, dedicado à Montanha e com maior ligação á realidade da região.

Além do mais recente dedicado à Digitalização e Robótica, estão a funcionar mais dois, um ligado ao desporto e outra na área da gestão.

Agência Lusa

Sem comentários:

Enviar um comentário